Campo não aparece na aba localizar.

• Boa noite,

Tenho um campo calculado que não aparece na grade do form.
    A consulta principal do Formulário (definições) é a seguinte.
    Select
    ....
    aluno.alu_data_nascimento,
    [b] CONCAT( (DATEDIFF(CURRENT_DATE,aluno.alu_data_nascimento) DIV 365),' Anos')as idade,[/b]
    ...
    (banco mysql, maker 2.6 e webrun 2.6 com windows XP IE 9)

O problema está no campo Idade o Maker mostra no formulário em tempo de projeto, já selecionei na aba "localizar" (no projeto), mas não mostra na grade "localizar" em execução (browser)
    já criei um componente do tipo texto apontando para este campo e os dados aparecem normalmente. Somente na aba localizar que não aparece.

MInha dúvida é se estou fazendo algo errado.
    Existe alguma restrição para esse tipo de campo?
    Existe outra forma de obter a idade a partir de um capo data?

Agradeço qualquer ajuda e estou a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Muito obrigado.

• Corrija o SELECT pois o "as" está colado com o parentesis, apesar de ser uma instrução SQL válida isso pode "confundir" o Webrun na hora de separar os campos da consulta.

Trecho corrigido: ") as idade".

Att,

• Amigo obrigado pela resposta mas acredito que este não seja o problema, pois faço o teste usando uma ferramenta e colo no maker. na hora que colo o próprio Maker já faz essa correção e mostra o texto 'idade' no campo alias da grade do assistente de SQL e já coloca o espaço.

Com delphi já tive um problema assim que foi resolvido usando a Convert(... using ...) porem no maker não consigo usar isso, ele não reconhece a palavra using...

Obrigado.

• Gean,

Se estiver usando alguma palavra não reconhecida pelo editor de SQL do Maker vc pode criar uma View como alternativa.

Att,

• Obrigado,
    Já resolvi o problema.
    No manual do Mysql que li esta com a seguinte sintax

CONVERT( campo using 'latin1') com aspas simples.
    E era exatamente isso que estava dando problema no editor de SQL do Maker. Coloquei a palavra latin1 sem aspas e funcionou.

Valeu.

Log in to reply