Instalação do projeto em servidor de cliente
-
Bom dia. Vamos precisar instalar uma aplicação no servidor de um cliente, mas parece que não conseguimos chegar a um consenso em relação a melhor forma de fazer esse processo, e eu gostaria de ver a opinião da comunidade.
Primeiramente, rodar o instalador completo do Maker, ou fazer uma instalação do Tomcat sozinho? Existe um consenso sobre qual destas opções é melhor prática?
Em segundo lugar, o que fazer em relação ao banco de dados? Vocês levam um backup do banco completo? Rodam algum comando para excluir dados e levar só a estrutura? Por onde vocês fazem este backup, direto pelo Maker ou pelo manager do banco de dados que vocês usam? Estamos um pouco perdidos na hora de decidir qual é a melhor forma. Já instalamos em um servidor de homologação, mas neste nós somente rodamos o instalador do Maker, e restauramos back-ups do banco de desenvolvimento através do Postgres. Nesse caso agora, que estamos usando banco SQL server, estamos com dúvidas.Gostaria de saber qual é a experiência da comunidade com o assunto, como é feito por vocês, e se realmente existe algum "padrão" ou melhor forma de fazer. Desde já agradeço.
-
Olá @Ruanrs .
Eu já tenho 2 aplicações rodando em cliente. Não é necessário instalar o Maker no cliente. Basta instalar o tomcat compatível (8.5 ou superior), o seu gerenciador de banco de dados.
Em relação ao banco. Pego o banco do meu projeto, e restauro no cliente e apago os dados de testes. Não apago as tabelas fr_ que são geradas pelo maker. Até mesmo porque algumas podem ser usadas na aplicação (fr_usuario por exemplo.
-
@Ruanrs Bom dia.
A IDE Maker 5 permite realizar a exportação do sistema em dois formatos, que são:
Esses dois formatos não precisam de toda a estrutura do ambiente de desenvolvimento, apenas do servidor de aplicações, Java e a depender do formato da exportação (JAR), você precisará do webrun.war na mesma versão que você utilizou no momento da exportação.
Referente a estrutura do banco de dados o ideal é seguir o estrutrura definida no manual para as tabelas (FRs) Estrutura de tabelas FR para o ambiente de produção(.war / .jar).
Complementando com o modelo relacional do seu projeto.Cordialmente.
-
Bom dia @Janpier-dos-Santos e @Luis-Fortini, agradeço o feedback de vocês mas continuo com algumas dúvidas. Deixe-me especificar mais a situação. Eu fiz algumas modificações no projeto, preciso atualizar no servidor de produção. A questão é que, além das FRs necessárias para o funcionamento, o banco do maker também tem algumas tabelas relacionadas a usuários. Eu preciso evitar de mexer nessas tabelas em específico, para não sobreescrever informações de usuários que foram cadastrados em produção. Como posso fazer a atualização no banco de dados para que a aplicação funcione, mas sem alterar dados dos usuários já cadastrados?
-
@Ruanrs Bom dia.
Para atualizar o sistema você só precisará gerar um novo pacote WAR ou JAR e atualizar sua database de produção com os scripts das novas tabelas e/ou atualizações das tabelas existentes.
A IDE Maker tem o histórico de modificações SQL que são realizadas pela mesma na base de dados do projeto, e você pode obter essas informações, conforme imagem abaixo:
Cordialmente.