Informação sobre sistema multiempresa

• boa tarde,
    Estamos em processo de desenvolvimento de um sistema multiempresa e escolhemos o Maker como nossa plataforma para desenvolve-lo, porém existe uma duvida, em nosso sistema seriam varias empresas individuais no caso Empresa 1, Empresa 2, Empresa 3 e outras, cada uma com seus dados individuais separados, porem haveria uma empresa Matriz que teria acesso a todos os dados das empresas 1, 2 e 3, tudo isso em um ambiente online, o Maker me daria suporte a esse tipo de desenvolvimento? onde posso conseguir mais informações sobre como proceder em relação a esse projeto no Maker?

• Pelo pouco que conheço a ferramenta da pra fazer sim, desenvolva o sistema com níveis de "empresa", onde a empresa "matriz" terá o nível de acesso completo. Desenvolva o sistema com todas as funções necessária e divida essas funções por nível de acesso para cada empresa.

• Isso me interessa também, no meu sistema em delphi tenho nas tabelas um campo emp_codigo nas tabelas que utilizo para separar as informações.
    Porém no maker não sei como proceder.

• Bem, eu faria o seguinte:

Na tabela "Cadastro de Empresas", criaria um campo onde o usuário informaria o seu nível de acesso para cada empresa. Por exemplo:

Teríamos Emp1, Emp2, Emp3 ... Emp"n"; e os Níveis de acesso de 0 à 1. No desenvolvimento do sistema, nesses níveis o programador configuraria o que seria necessário aparecer em cada nível. Tipo, quais menus as empresa poderia ter acesso dependendo de cada nível.

A Emp1 (Matriz) = Nível 0, ou seja nível total de administrador.
    A Emp2 (Filial) = Nível 3, 4 ou 5. (Aqui já se encontra com numeras funções (menus) desabilitados.

O Sistema que utiliza esse tipo de esquema é um ERP da TOTVS chamado Microsiga Protheus.

• Obrigado pessoal, irei analisar as sugestões de vocês, em breve dou um retorno de como iniciei o desenvolvimento desse projeto.

• Você pode usar as variáveis de sessão local, por exemplo uuid_empresa criada por você. Quando o usuário logar em uma das empresas, vc pode saber através das informações que você jogou na sessão, qual a empresa em que o usuário está logado bem como outras informações do usuário (depois de rodando certinho como vc deseja é bom criptografar de forma a garantir algum check sum naquelas informações na sessão para evitar que espertinhos hackeiem trocando os dados lá inseridos). Se o usuário fizer logoff do sistema as janelas serão fechadas e sempre a cada novo login vc renova as variáveis da sessão local. E conforme o nível de acesso de cada usuário e em qual empresa ele está logado, vc pode controlar através de funções o que deixar habilitado ou não. Ainda mexi muito pouco com os usuários no Maker, ainda estou testando muita coisa aqui na versão Trial, mas já vi que dá para converter por exemplo, código já existente em Delphi para JAVA de forma que é possível pegar do BD o nível de acesso de cada usuário do jeito que vc desejar no momento do login e depois habilitar os controles permitidos para aquele usuário, também preciso fazer isso porque trabalho com sistemas corporativos (multiempresa) mas já sei que dá algum trabalho... Sem criar funções personalizadas acho que não dá para fazer pelo menos até esta versão 2.7.

Roberto

• Alguém conseguiu fazer?
    Sou nova no Maker e estou passando pela mesma situação.

Log in to reply