Código perdido do formulário

• No começo do meu sistema, o código que estava gerando quando eu criava um formulário, era um código de conteúdo baixo, 1-2-3-4...

Agora do nada quando crio um formulário, está criando com um código muito grande 457145879, 457145880, 457145881...

Já aconteceu com alguém isto?

Estou utilizando o PostgreSQL.

• Sr,

Normalmente isso ocorre quando se importa um formulário de outro sistema com uma numeração maior, o Maker usa essa numeração alta (que veio de outro sistema) e continua a numeração a partir do maior código de formulário, não se importando os "furos" na numeração. Isso não configurando um erro ou algo com que deva se preocupar, já que no mínimo vc tem 2 bilhões de códigos disponíveis.

Dica: Recomenda-se que seja adotada sempre a GUID do formulário (em "Definições") para referenciá-los e não o código. Já que o código pode ser alterado num processo de importação/exportação ou similar e o GUID sempre é mantido.

• [quote="lourival"]..."furos" na numeração.[/quote] Realmente à um furo!
    [quote="lourival"]Já que o código pode ser alterado num processo de importação/exportação ou similar...[/quote] Se por acaso em uma importação conter um código igual a algum que já exista, acarreta algum erro ou problema?

• Não há problemas. Durante o processo de importação o Maker tenta manter o mesmo código que o formulário tinha no sistema de origem, mas se este código já estiver em uso ele gera um novo e atualiza automaticamente.

De forma geral, pense nesse código como uma chave alternativa interna apenas, se trabalhar-mos com o GUID do formulário não haverá problemas nunca, já que o GUID é único, mesmo quando se exporta/importa os formulários eles são mantidos. Já o código pode mudar se houver algum tipo de conflito durante a importação o Maker irá modificá-lo para corrigir o problema.

• Intendi, obrigado!

Log in to reply