Sincronização Mobile



  • Ola Pessoal,

    Estou iniciando agora um novo projeto Mobile, segue abaixo algumas duvidas:

    1- Gostaria de saber se consigo fazer um sistema on-line sem necessidade de sincronismo. (O Projeto que estou desenv. o cliente sempre estara conectado na internet)
    2 - Se ouver a necessidade do sincronismo como proceder ?
    3 - Se ouver a necessidade do sincronismo é possivel fazer teste do mesmo no simulador? se sim como ?

    Obrigado!


  • Breno,

    Segue as respostas respectivas aos seus questionamentos:

    1 - Pode, dependendo da sua necessidade você pode usar webservices ou fluxos web ao invés do sincronizador.

    2 - Para usar o sincronizador do Maker, você terá de primeiramente configurar as tabelas da sua aplicação no Maker Mobile Manager, que é um sistema que trabalha como um middleware entre o seu sistema (ERP, CRM, etc.) e sua aplicação mobile. De forma resumida, para cada tabela do seu sistema serão criadas duas tabelas, uma IN (que recebe os dados do dispositivo para alimentar o servidor) e uma OUT que (recebe os dados do seu sistema e atualiza o dispositivo). Verifique esse link: http://mobile.softwell.com.br/manual/como_sincronizar.html

    3 - sim, é possível testar o sincronizador no simulador da mesma forma como seria feito em um dispositivo (ver link).

    Espero ter ajudado :)


  • Rafael,

    Como usar os fluxos web ? como a aplicacao estara sempre conectada na web de repente seria mais facil ja trabalhar conectado(como uma aplicacao web mesmo)... ao inves de ficar sincronizando.


    Obrigado!
    Breno


  • Mas seria justamente assim que funcionaria! Exemplo: na sua aplicação você acaba de inserir um novo registro e você quer que a informação recém inserida já seja atualizada no seu servidor e não quer esperar para sincronizar depois. Neste caso vc desenvolveria um fluxo que consumiria um web service ou um fluxo web para enviar os dados logo após inserir o registro, funcionaria como uma aplicação on-line.


  • Rafael,

    Entendi o que vc falou ...
    Vc sabe se no maker mobile tem como trabalhar como se fosse em aplicacao WEB? definindo o IP do banco , usuario e senha ja do servidor onde estaria os dados na WEB.

    Como tenho alguns campos de tabelas relacionadas no projeto que podem ser alimentadas de outros Tablets se o mesmo nao estiver buscando direto da WEB , sempre terei que da carga inicial (sincronismo) dos dados. Entendeu?

    Breno


  • Breno,

    Quando uma aplicação é exportada do Mobile, a mesma já vem com um banco de dados embarcado (SQLite). Hoje não é possível realizar esse tipo de conexão com banco do servidor diretamente. Nas aplicações geradas pelo Maker Mobile não há como fazer esse tipo de configuração e a forma mais próxima que você pode chegar disso seria por web service ou fluxo web, como disse antes.

Log in to reply