Skip to content
  • Categorias
  • Recente
  • Tags
  • Popular
Collapse
Brand Logo

1. Fórum Maker
  2. Categorias
  3. Servidores de Aplicações
  4. Instalação do projeto em servidor de cliente

Instalação do projeto em servidor de cliente

Agendado Fixado Trancado Movido Servidores de Aplicações
5 Posts 3 Posters 467 Visualizações
  • Mais Antigo para Mais Recente
  • Mais Recente para Mais Antigo
  • Mais Votados
Responder
  • Responder como tópico
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • R Offline
    R Offline
    Ruanrs
    escreveu em última edição por

Bom dia. Vamos precisar instalar uma aplicação no servidor de um cliente, mas parece que não conseguimos chegar a um consenso em relação a melhor forma de fazer esse processo, e eu gostaria de ver a opinião da comunidade.
    Primeiramente, rodar o instalador completo do Maker, ou fazer uma instalação do Tomcat sozinho? Existe um consenso sobre qual destas opções é melhor prática?
    Em segundo lugar, o que fazer em relação ao banco de dados? Vocês levam um backup do banco completo? Rodam algum comando para excluir dados e levar só a estrutura? Por onde vocês fazem este backup, direto pelo Maker ou pelo manager do banco de dados que vocês usam? Estamos um pouco perdidos na hora de decidir qual é a melhor forma. Já instalamos em um servidor de homologação, mas neste nós somente rodamos o instalador do Maker, e restauramos back-ups do banco de desenvolvimento através do Postgres. Nesse caso agora, que estamos usando banco SQL server, estamos com dúvidas.

Gostaria de saber qual é a experiência da comunidade com o assunto, como é feito por vocês, e se realmente existe algum "padrão" ou melhor forma de fazer. Desde já agradeço.

Janpier dos SantosJ 1 Resposta Última resposta
    0
    • L Offline
      L Offline
      Luis Fortini

Olá @Ruanrs .

Eu já tenho 2 aplicações rodando em cliente. Não é necessário instalar o Maker no cliente. Basta instalar o tomcat compatível (8.5 ou superior), o seu gerenciador de banco de dados.

Em relação ao banco. Pego o banco do meu projeto, e restauro no cliente e apago os dados de testes. Não apago as tabelas fr_ que são geradas pelo maker. Até mesmo porque algumas podem ser usadas na aplicação (fr_usuario por exemplo.

1 Resposta Última resposta
      0
      • R Ruanrs

Bom dia. Vamos precisar instalar uma aplicação no servidor de um cliente, mas parece que não conseguimos chegar a um consenso em relação a melhor forma de fazer esse processo, e eu gostaria de ver a opinião da comunidade.
        Primeiramente, rodar o instalador completo do Maker, ou fazer uma instalação do Tomcat sozinho? Existe um consenso sobre qual destas opções é melhor prática?
        Em segundo lugar, o que fazer em relação ao banco de dados? Vocês levam um backup do banco completo? Rodam algum comando para excluir dados e levar só a estrutura? Por onde vocês fazem este backup, direto pelo Maker ou pelo manager do banco de dados que vocês usam? Estamos um pouco perdidos na hora de decidir qual é a melhor forma. Já instalamos em um servidor de homologação, mas neste nós somente rodamos o instalador do Maker, e restauramos back-ups do banco de desenvolvimento através do Postgres. Nesse caso agora, que estamos usando banco SQL server, estamos com dúvidas.

Gostaria de saber qual é a experiência da comunidade com o assunto, como é feito por vocês, e se realmente existe algum "padrão" ou melhor forma de fazer. Desde já agradeço.

Janpier dos SantosJ Offline
        Janpier dos Santos

@Ruanrs Bom dia.

A IDE Maker 5 permite realizar a exportação do sistema em dois formatos, que são:

• JAR
        • WAR

Esses dois formatos não precisam de toda a estrutura do ambiente de desenvolvimento, apenas do servidor de aplicações, Java e a depender do formato da exportação (JAR), você precisará do webrun.war na mesma versão que você utilizou no momento da exportação.

Referente a estrutura do banco de dados o ideal é seguir o estrutrura definida no manual para as tabelas (FRs) Estrutura de tabelas FR para o ambiente de produção(.war / .jar).
        Complementando com o modelo relacional do seu projeto.

Cordialmente.

1
        • R Offline
          R Offline
          Ruanrs

Bom dia @Janpier-dos-Santos e @Luis-Fortini, agradeço o feedback de vocês mas continuo com algumas dúvidas. Deixe-me especificar mais a situação. Eu fiz algumas modificações no projeto, preciso atualizar no servidor de produção. A questão é que, além das FRs necessárias para o funcionamento, o banco do maker também tem algumas tabelas relacionadas a usuários. Eu preciso evitar de mexer nessas tabelas em específico, para não sobreescrever informações de usuários que foram cadastrados em produção. Como posso fazer a atualização no banco de dados para que a aplicação funcione, mas sem alterar dados dos usuários já cadastrados?

Janpier dos SantosJ 1 Resposta Última resposta
          0
          • R Ruanrs

Bom dia @Janpier-dos-Santos e @Luis-Fortini, agradeço o feedback de vocês mas continuo com algumas dúvidas. Deixe-me especificar mais a situação. Eu fiz algumas modificações no projeto, preciso atualizar no servidor de produção. A questão é que, além das FRs necessárias para o funcionamento, o banco do maker também tem algumas tabelas relacionadas a usuários. Eu preciso evitar de mexer nessas tabelas em específico, para não sobreescrever informações de usuários que foram cadastrados em produção. Como posso fazer a atualização no banco de dados para que a aplicação funcione, mas sem alterar dados dos usuários já cadastrados?

Janpier dos Santos

@Ruanrs Bom dia.

Para atualizar o sistema você só precisará gerar um novo pacote WAR ou JAR e atualizar sua database de produção com os scripts das novas tabelas e/ou atualizações das tabelas existentes.

A IDE Maker tem o histórico de modificações SQL que são realizadas pela mesma na base de dados do projeto, e você pode obter essas informações, conforme imagem abaixo:

072c213e-0d96-4242-bd33-67a860c2544b-image.png

Cordialmente.

0
            Responder
            • Responder como tópico
            Entre para responder
            • Mais Antigo para Mais Recente
            • Mais Recente para Mais Antigo
            • Mais Votados

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar