BUG do Maker ou amadorismo da Softwell?
-
Alterei a TABELA de um formulário e realmente vou precisar corrigir o SQL, mas decidi Cancelar.
O Maker apresenta a desnecessária mensagem: Erro ao carregar o formulário: Operação abortada.
https://drive.google.com/file/d/1szY3kauoAGkcQIVmpCDbo4_O8iNRSMoF/view?usp=sharingÉ realmente um Erro tratado com um try-catch, portanto um BUG, ou é uma mensagem desnecessária? Ao pressionar Cancelar, estou afirmando que não quero que o formulário seja carregado.
Então para que mostrar que a operação foi abortada? Os desenvolvedores da Softwell acham esse tipo de coisa bonita?
Poderiam não mostrar nada, se não há BUG, pois a ação Cancelar é óbvia. -
UMA mensagem a mais que a IDE mostre pra vc, tá atrapalhando em algo no seu desenvolvimento? esse tipo de mensagem apenas pra atacar, não te beneficia em nada nem com a Softwell nem com a comunidade do forúm que tenta ajudar as pessoas com dificuldade aqui..
Esse ponto por exemplo, basta abrir o post e dizer que não era necessário ter uma mensagem além daquela que já diz que a consulta tá errada.. apenas isso..
Se está tentando ajudar a melhorar a ferramenta, suponho que esteja indo pelo caminho errado. -
@andersonleal O brigado pela mensagem e oportunidade de responder. Primeiro irei contextualizar para depois responder a sua pergunta.
Tenho mais de 21 anos de experiência em programação e já programei em várias linguagens sendo Java a que tenho maior domínio, mas nos últimos 3 anos estava programando em MQL. Já liderei equipes de desenvolvimento. E outras coisas mais.Como cheguei ao Maker?
Um programador Maker que trabalhava na Softwell fez dois sistemas para a empresa que estou prestando serviço atualmente. O primeiro sistema foi bem simples. Programação orientada a tabela. Tela tabela. E está funcionando na empresa e a empresa já me assinalou que há problemas nesse sistema. O segundo sistema possui muitas integrações financeiras e o programador da Softwell não conseguiu terminar e abandonou o projeto. Foi quando o dono da empresa que é meu amigo de infância, me chamou para resolver o problema dele. Um sistema não finalizado em Maker. Durante a minha fase de aprendizado, detectei vários BUGs na ferramenta e trocava e-mails com o suporte. Então aprendi com o suporte da Softwell os MACETES para driblar os BUGs da ferramenta, como por exemplo, Apagar Contexto, restaurar backup do webrun, republicar, restaurar versão anterior no versionamento, mas os BUGs continuam lá. Não foram resolvidos. Apenas foram usadas artimanhas, macetes para driblar BUGs do Maker.
Tenho um profundo respeito pelos funcionários do suporte da Softwell, eles são ótimos e em especial a Laiane. Infelizmente a qualidade do produto da empresa não é boa e a postura da empresa na última reunião que tive com eles, foi decepcionante. Antes disso o gerente da equipe de "Produto", me enviou um e-mail dizendo que queria marcar uma reunião comigo. Nunca houve essa reunião. Pouco depois a Cleide, atendente comercial, ligou para mim dizendo que queriam marcar uma reunião comigo e com a equipe de suporte. Me preparei para conversar com uma equipe de suporte e estava com vários BUGs para mostrar para eles. Na hora da reunião, quem apareceu foram a Cleide e a Moniara que não entendem nada de programação e a Laiane do suporte. A Laiane ficou calada do início ao fim. Não quiseram ver nenhum BUG que eu tinha me preparado para mostrar. A Moniara se gabou que o Maker é usado por pessoas que nunca programaram. Não tenho nada contra isso. Ela tentou me vender um treinamento de R$ 16 mil e me recusei, me disseram que eu não poderia mais enviar e-mails para o suporte e que as dúvidas de NEGÓCIO eu deveria direcionar a este Fórum para que profissionais 'Sêniors"(kkkkkk) da equipe de Produto da Softwell pudessem me auxiliar nas dúvidas sobre como posso resolver problemas do meu negócio. Na hora disse que eu não tinha problemas com regras de negócio e que meus problemas com o Maker eram os BUGs do Maker e documentação ruim e que era obrigação da empresa. Ao menos a Moniara reconheceu que a documentação precisa melhorar. Depois que a Moniara tentou induzir o teor da reunião, após a reunião, gravei um áudio para a Cleide falando que o que a Moniara fez foi errado e citei uma lista bem numerosa de problemas que tenho com o Maker, incluindo instabilidade, documentação ruim e mal escrita, arquitetura, etc., e que o básico de obrigação da empresa, que é entregar uma ferramenta sem BUGs e com uma boa documentação. O básico a Softwell não entrega.
Resumindo a postura da softwell: Mentiram para mim dizendo que iria haver um tipo de reunião e aconteceu outro. O gerente de "Produto", faltou com a palavra, marcando reunião que nunca aconteceu. Estão sempre tentando desviar a culpa dos problemas cometidos por eles mesmos para outras coisas ou até para mim mesmo. Parabenizo aos funcionários da Softwell, como o @janpier-dos-santos, que reconheceu BUG do Maker aqui no Fórum, ainda que não totalmente.
Reconheço que estou aprendendo Maker e cometo erros. Agora quando clico em uma opção na ferramenta e uma exception é levantada, excluo totalmente o processo onde cometi o erro e a ferramenta só volta a funcionar depois de apagar contexto, restaurar webrun, que é o mesmo que reinstalar tudo. Meu amigo, que ferramenta malcheirosa é essa!?!
E não é só isso. Dá para escrever um livro com os BUGs do Maker.Agora respondendo a sua pergunta:
Os BUGs do Maker atrapalham sim o meu desenvolvimento. Se quiser provas, te envio. Fico dias paralisado. Alguns programadores Maker fizeram a caridade de acessar a minha máquina e constataram que o problema era da Softwell. Eles corrigiram e pude dar andamento na funcionalidade. Sou muito grato a ajuda de todos.
Também não tenho nenhum interesse em me beneficiar em nada com a Softwell. Nem vou acrescentar essa ferramenta ao meu currículo. Quanto mais conheço o Maker, mais gosto do Java, que estou até um pouco enferrujado.Então como a Softwell resolveu ter essa postura de fechar os olhos para os próprios erros deles. A qualidade da ferramenta é TÃO RUIM, TÃO RUIM, que eu só preciso postar aqui o BUG do dia. Só isso e nada mais. No dia em que usar o Maker, tiver BUG, então terá postagem minha aqui. De grão em grão a galinha vai enchendo o papo. Não preciso postar os BUGs que tive no início, os BUGs que relatei em reunião, as falhas na documentação. Quando não posto nada aqui, é porque não abri o Maker, porque fui acompanhar meu pai no médico ou estava pesquisando sobre uma regra de negócio, para depois colocar no sistema que estou fazendo em Maker no momento, pois preciso de experiência na ferramenta para dar manutenção no que já existe na empresa e depois, a medida do possível, migrar tudo para Java.
É raro um dia que não tenha BUG. Preciso reconhecer que, há sim poucos dias em que abro o Maker e não acontece BUGs. Abri o Maker agora e ele já fechou enquanto termino de responder sua pergunta. Então hoje, não é um desses raros dias. Nem abri direito e já fechou. É ou não é uma perda de tempo quando se precisa abrir a ferramenta várias vezes ao dia? Qual o seu conceito de atrapalhar o desenvolvimento? O meu conceito é mais amplo.
Prezado @andersonleal , estou chateado com a má qualidade da ferramenta e com a postura da Softwell. Nunca vi na minha vida um sistema tão BUGADO quanto esse Maker. NUNCA!!! Agora que você conhece o contexto. É capaz de compreender a minha insatisfação com essa ferramenta? Só entrei nesse fórum depois que a Softwell se recusou em ver o produto ruim que eles me entregaram e também me pediram para escrever somente nesse fórum.
Vou abrir uma excessão e postar uma coisa que já passou e que questionei em reunião com a Moniara. Após me dar conta que elas não queriam ver nenhum BUG.
A função Mascarar.
Olha a descrição da função: "Essa função mascara o conteúdo passado no primeiro parâmetro de acordo com a máscara passada no segundo parâmetro."
Uma descrição vazia para quem é leigo e não sabe o que é uma máscara, que serve para dar formatação determinada de um conjunto de caracteres.
Retorno Conteúdo Mascarado kkkkkk
O mais correto seria: Conteúdo Formatado , já que haverá uma alteração na sequência de de caracteres, no formato dos caracteres.
https://docs.oracle.com/javase/8/docs/api/javax/swing/JFormattedTextField.html
Se vc entrar na documentação do Java, você verá a descrição: suporte para formatação de conteúdos arbitrários. Então as palavras formata, formato, formatado são palavras chaves principais para explicar a definição correta de uma máscara, que é dar forma.setValue(Object value) Define o valor que será formatado por um AbstractFormatter
Em outro site tem a definição: Máscara de formato
O pior é quando um componente tem uma documentação no site e há vários recursos nele que não estão na documentação do manual da Softwell. É foda!
Infelizmente não tenho nem tempo de ficar postando todas as falhas que vejo na documentação. A próxima, postarei.
Me limito a perder tempo com os BUGs do dia e nem com todos. O de agora, por exemplo, não postei, deixei passar. -
@andersonleal Já tive contato com sistemas da TOTVS, se um BUG é reportado por um cliente, eles na mesma semana corrigem o BUG e enviam a correção para o cliente. Como é que sei disso? Reportei um BUG deles e eles me enviaram a correção na mesma semana. Não passei mais que 4 dias com a ferramenta com BUG. E isso aconteceu mais umas 3 vezes em 2 anos e a mesma velocidade no atendimento. Já trabalhei nas maiores ou melhores fábricas de Software de Recife. Lá entregávamos as correções de BUGs semanalmente. Era inadimissível passar mais de 2 semanas sem correção. Há BUGs no Maker que toda semana posto o mesmo BUG e o que o pessoal da softwell veio dizer: "nunca vi acontecer esse BUG com ninguém. Só acontece com você." Pôxa!!
Dá para compreender a minha insatisfação com essa ferramenta BUGADA?
Em ferramentas opensource, onde agente não paga pelo IDE, as correções vem na próxima versão que pode sair no mesmo dia ou na semana seguinte. O repositório é atualizado quase que diariamente. Nós usuários não podemos cobrar a liberação da correção, mas as correções são liberadas o mais rápido possível. E são ferramentas ESTÁVEIS. Em toda a minha carreira, nunca aconteceu um BUG dessas ferramentas de desenvolvimento comigo. Nem nas ferramentas pagas que utilizei. O Maker é a primeira que utilizo e que dá pau e ainda é todo santo dia. Se surgissem 4 BUGs em dois anos como a TOTVS eu estaria feliz, mas não é essa a realidade do Maker.Um grande abraço e espero a sua compreensão.
-
@andersonleal Estava tentando ajudar a melhorar a ferramenta antes de entrar nesse fórum. Fiz tudo de maneira correta e respeitosa. Esperei por reuniões convocadas pela própria Softwell que não aconteceram. Então na última reunião que era para relatar BUGs, mudaram o tema da reunião e depois decidiram me ignorar. Disseram-me que era para consultar os Sêniors da equipe de produto da Softwell, que estão aqui no Fórum. Ainda não conheci nenhum Sênior da Softwell aqui. Se eles existirem, parece que só lêem as postagens e ficam omissos. Outra postura equivocada.
Uma empresa de verdade, se pronuncia e diz: "Vamos resolver e na próxima semana você terá a correção. Lhe pedimos desculpas pelo transtorno. " Em toda postagem, não importa a natureza do BUG. Aí sim é uma empresa da PORRA! Uma empresa experiente de verdade. É assim que aprendi, foi assim que fui tratado e é assim que trato meus clientes.
Infelizmente a Softwell não é essa empresa.Aos que não trabalham na softwell, peço que ignorem, pois não estou mencionando vocês.