Vídeos comparativos demonstrando BUGs do Maker nas funções de máscara para CELULAR e TELEFONE
-
Criei 2 formulários: um exclusivo para demonstrar as máscaras e funções de máscaras para Telefone e outro exclusivo para demonstrar as máscaras e funções de máscaras para Celular
Na primeira coluna estão o mesmo telefone sendo passado como texto digitado como parâmetro. Na segunda coluna, a mesma estrutura, sendo que ao invés do telefone ter sido digitado, ele vem do banco de dados.
No segundo formulário, há na primeira coluna números de celulares sendo digitados como parâmetros e na segunda coluna a mesma estrutura, sendo que o número de celular vem do banco de dados.
Essa marcação em vermelho e verde são os testes que preciso que funcione para a funcionalidade que estou desenvolvendo tenha progresso. No teste de máscaras para Telefone, deu certo passar o número de telefone vindo do bando de dados ao componente usando a função Alterar Valor do Componente e Mascarar, então posso dar prosseguimento.
No teste de máscaras para Celular, nenhuma das duas opções que preciso que funcione, funcionaram de fato.A função Alterar Valor do Componente e Mascarar funciona para Telefone, mas não funciona para Celular.
No teste de máscaras para celular, no final do vídeo, pego o valor do número de celular do banco de dados e atribuo a uma variável de tipo Letras, em seguida passo a variável como parâmetro a função Mascarar e mesmo assim não funciona.
Vídeo teste feito com máscaras para Celular
https://drive.google.com/file/d/1br6BQlDr2eh379RlI0dbtq-G_ciU8Z9L/view?usp=sharing
Vídeo teste feito com máscaras para Telefone
https://drive.google.com/file/d/13e2ZaU0AJDBtovipzeuZ0abEBYodmHXA/view?usp=sharingArquivios .frz dos exemplos para serem baixados
https://drive.google.com/drive/folders/1T2HGO9etJ-WPSx18I70fdBkEt9dgwZLm?usp=sharingCONCLUSÃO
A minha regra de negócio exige o preenchimento dos campos de Telefone e Celular com a propriedade de Navegação Desabilitada e com dados vindos do banco de dados via fluxo. Com a propriedade de Navegação habilitada, não houve erro nessas máscaras, pois fiz o primeiro esborço usando a navegação habilitada e as máscaras estava funcionando. Quando chegou a hora de desabilitar a navegação e fazer os fluxos, as máscaras pararam de funcionar. O Maker é voltado ao paradigma de linguagens chamado: Orientação A Tabela. Tela Tabela. Quando é necessário fazer algo muito específico sem a navegação, então mais problemas surgem.Serei obrigado a deixar o campo de Celular sem máscara já que as funções de máscaras não funcionam com o número de celular vindo do bando de dados via fluxo.
Os BUGs do Maker em relação às máscaras estão mais que provados nesses vídeos.
Se alguém tiver solução, agradeço desde já a ajuda. Não posso entregar a funcionalidade para o meu cliente com o campo Celular sem máscara. O Maker tem problemas e preciso saber se alguém tem alguma solução antes que tenha que utilizar as funções Subsequência e Concatenação para fazer uma gambiarra que me permita entregar ao meu cliente o campo Celular com a devida formatação correta.Desde já obrigado
-
Um programador Maker fez a caridade de se oferecer para me ajudar e um dos erros cometidos pela Softwell, que está registrado nos vídeos acima, é o Tipo de Dados para a máscara de nono dígito para celular que foi alterado pela empresa e que estava com o valor da Máscara = SP. Ele olhou o Tipo de Dados do Maker dele e viu que também estava igual a SP.
Ao fazer a alteração do Tipo de Dados do TELEFONE 9º DÍGITO para (99) 99999-9999;0 a função Alterar Valor do Componente e Mascarar passou a funcionar corretamente.
Mas a função Mascarar ainda não funciona.As representantes comerciais da Softwell me pediram para direcionar todas as dúvidas para esse Fórum porque aqui os Desenvolvedores Sêniors da Softwell iriam me ajudar. O meu maior problema não está sendo as dúvidas de regras de negócio e sim os BUGs e Erros cometidos pela própria Softwell e com uma documentação pobre e mal escrita.
A função Mascarar continua sem funcionar. Onde estão os funcionários da Softwell que são membros da equipe de Produto? Ainda tem BUG na função e vocês precisam resolver.
-
@almedson Boa tarde, tudo bem?
A máscara de
TELEFONE 9º DÍGITO
tem por padrão o valorSP
que é responsável pela formatação de números de telefone/celular que possuem o nono dígito.Fiz uma exemplificação e constatei que a função Alterar Valor do Componente e Mascarar não realizou a formatação corretamente para o valor inserido quando a máscara está aplicada ao componente.
Esse comportamento será repassado para o setor de desenvolvimento para que a implementação corretiva seja realizada.
Uma alternativa para que a aplicação da máscara ocorra na alteração do valor do componente, é utilizar as funções Alterar Valor do Componente em conjuto com a função Mascarar conforme a imagem abaixo:
Cordialmente.
-
Prezado @janpier-dos-santos, estou grato por você se dispor em repassar ao setor de desenvolvimento da Softwell para correções.
Agradeço pela sua intenção em me ajudar, mas peço que você também leve a sua sugestão para a equipe de desenvolvimento realizar as correções, pois não funciona.
Veja os vídeos que gravei e postei logo acima com links do google driver. Está tudo no vídeo.
Também postei os fontes dos formulários desenvolvidos nos vídeos.
Esse é o resultado da sua sugestão com dados digitados à esquerda e com dados vindos do banco ou variável à direita. A caixa de texto à deira exibe uma exception.
Está tudo nos vídeos e fontes que disponibilizei logo acima.
Irei aguardar anciosamente pelas correções.Um grande abraço meu amigo
-
Boa tarde @janpier-dos-santos,
A alternativa sugerida funciona no seu computador, no meu computador não está funcionando e gravei o vídeo de 18 minutos provando, que está logo acima no link que passei. Portanto sugiro que antes de fazer comentário, se entere de todo o material que está anexado, assista o vídeo de 18 min e o outro de 3 min para entender o que se passou no cliente e verás muito mais BUGs dos que relatei por escrito.
Se a máquina do cliente deu BUG, mas a de vocês que são funcionários da softwell está OK.
Vocês tem que resolver o problema na máquina do cliente.
Não é para insistir que está OK.