• Categorias
  • Recente
  • Tags
  • Popular
Collapse

BUG na função Existem Registros do Maker

Agendado Fixado Trancado Movido Maker
6 Posts 2 Posters 305 Visualizações
    • Mais Antigo para Mais Recente
    • Mais Recente para Mais Antigo
    • Mais Votados
Responder
  • Responder como tópico
Entre para responder
Este tópico foi deletado. Apenas usuários com privilégios de moderação de tópico podem vê-lo.
  • A Offline
    A Offline
    Almedson
    wrote on última edição por

Prezados(as), estou reportanto um BUG de 7 dias atrás que é do MAKER e venho tentando trocar e-mails com o suporte, desde então.
    O Maker é a ferramenta mais Bugada que encontrei na vida.

Vamos ao problema:
    Faço uma consulta usando Abrir Consulta para retornar uma única data de um campo Data na tabela e em seguida checo com a função Existem registros na figura de Decisão, passando a tabela para ver se retornou alguma coisa ou não. Em seguida, uso a função É Nulo ou Vazio para garantir que a tabela retornada não está nula. Quando não retorna nada, está sendo apresentada uma mensagem de erro Não é possível converter um valor nulo para uma data!
    Significa que mesmo que a consulta não tenha retornando nada, essas validações estão sendo positivas, pois logo em seguida, uso a função Campo passando a tabela e solicitando o atributo de Data.

Aqui estão os vídeos que gravei com intenção de enviar a equipe de suporte, demonstrando que a função Existem Registros tem BUG.
    https://drive.google.com/drive/folders/1XjeuTZtenJDA1-G_0d37n-ICGyAEnmNv?usp=sharing

Para susbstituir a função Existem Registros com BUG, fiz essa gambiarra que está me atendendo muito bem. Ela está demonstrada no vídeo 04 no link do driver logo acima.
    Converter Tabela para Lista e comparar com a palavra null.jpg

dngadelhaD 1 Resposta Última resposta
    0
  • dngadelhaD Offline
    dngadelhaD Offline
    dngadelha
    replied to Almedson on última edição por

Bom dia, @almedson!

O agregado que você está utilizando MAX DISTINCT, que você provavelmente colocou para trazer um registro com maior data, sempre trás um registro no ResultSet mesmo que não possua nenhuma tupla no banco de dados.

Quem faz isso não é o Maker, é o próprio banco de dados. Se você pegar essa mesma consulta que você fez no Maker e rodar no gerenciador do seu banco, vai ver que vai te retornar um registro com o campo NULO.

52c0ba06-5986-4b9c-8180-397f4d065856-image.png

Não tem nenhum problema na função Existem Registros ou qualquer outra função de banco do Maker. Verifique sua regra de negócio.

Atenciosamente,

A 1 Resposta Última resposta
    2
  • A Offline
    A Offline
    Almedson
    replied to dngadelha on última edição por

Prezado @dngadelha,
    Primeiramente quero agradecer pelo trabalho que você teve em analizar o meu problema.
    Esse é o select que verdadeiramente gostaria de fazer e o Maker não permitiu:

SELECT DISTINCT BLP_OPERADORAS.data
      FROM BLP_OPERADORAS
     WHERE DDD = 0

Se você executar, verá que não será retornado nenhum valor e portanto não teria problemas na minha regra de negócio com a função Existem Registros.
    Não há no Wizard SQL a opção DISTINC pura, então fui obrigado a escolher uma das alternativas pré-definidas. Fui induzido ao erro pela ferramenta e pela falta de documentação.
    Poderia haver a opção DISTINCT pura, porque não colocaram? A Max Distinct foi a que mais se aproximou da minha necessidade e ainda tentei apagar a palavra Max, mas o Maker coloca novamente.
    Screenshot_50.jpg

Entretanto consegui agora fazer no Wizard SQL o seguinte SQL:

Select
        'Distinct BLP_OPERADORAS.DATA' as Data
    From
      BLP_OPERADORAS
    Where
      BLP_OPERADORAS.DDD = 0

Com 'ASPAS'!! Mesmo sendo experiente em SQL, não sou obrigado a lembrar de certos detalhes, aliás, é impossível lembrar de tudo e por isso precisamos de estar consultando frequentente a documentação e a documentação tem que ser boa e de qualidade.
    Grande parte da minha dificuldade no Maker está na falta de documentação ou na documentação que já existe e que é ruim e desorganizada, um documentação pobre.
    Escrevi ao e-mail de suporte da softwell a seguinte frase: "O melhor suporte é aquele que não precisa ser consultado, pois significa que as etapas anteriores foram bem feitas"

Esse post que você respondeu e obrigado por isso, também foi enviado ao e-mail de suporte da softwell e lá não obtive resposta nenhuma, nem a indicação de qualquer tipo de documentação. Existe documentação que me ajude a usar o Wizard SQL corretamente?
    Pelo menos no que é possível fazer com ele? Se sim, ficarei grato se me enviar, pois até agora ninguém me enviou nada.

O que fizeram foi tentar me vender consultoria e planos mais caros para suprir o básico que é obrigação da empresa, a documentação.

O Maker também impõe limitações e não permite fazermos qualquer SQL.

Esse SQL aqui tive que descartar na minha lógica de negócio porque o Maker não permite:

select distinct convert(varchar, getdate(),  11)  'DATA'

Até tentei fazer da seguinte forma e deu erro:
    Screenshot_52.jpg

Não encontrei no Maker um editor de SQL manual onde também pudesse passar parâmetros. Se houver, peço por favor, que me indique.

A falta de uma documentação boa e de qualidade do Maker, me faz cometer erros bôbos. O pior que já passei, foi quando cometi um desses erros, através de tentativas e erros devido a falta de documentação, que o Maker deu pau e travou tudo e a equipe de suporte teve que acessar duas vezes o meu computador para apagar contexto, republicar, etc. E o BUG continua lá. Portanto tive que aprender a apagar contexto, republicar, que em realidade significa: "reinstalar a plicação para resolver um BUG na memória que a equipe de desenvolvimento não resolveu". Cara, nunca passei por isso com nenhuma outra linguagem ou ferramenta NoCode.

Sobre a sua afirmação: "Não tem nenhum problema na função Existem Registros ou qualquer outra função de banco do Maker." Discordo totalmente.

Peço uma demonstração de como posso executar no Maker esse select:

select distinct convert(varchar, getdate(),  11)  'DATA'

Deve ser possível, espero que seja, só que ninguém me enviou nenhuma documentação a esse respeito. E a opção gráfica SQL Texto, vai usar uma função de banco do Maker. Aí você me convence momentaneamente de que a sua afirmativa: "ou qualquer outra função de banco do Maker", está correta, me convencerá até o próximo erro aparecer.

Mas ainda irei te mostrar um outro erro do Maker aqui. E que é numa função de banco de dados:
    Screenshot_53.jpg

Prestou bem atenção na imagem acima?
    Isso daí já é prova suficiente que a sua afirmação não procede e lhe peço mil desculpas, não quero ser mal interpretado pela sua pessoa, que está caridosamente me atendendo ou por outros que leiam esse comentário, não é nada pessoal. Com sinceridade não quero ofender ninguém, ainda que minhas palavras possam soar duras em alguns momentos e é preciso fazê-lo.

Uma breve aula sobre BUGs:
    Exibir ao usuário uma string "Suceço" com Ç, consideramos que é BUG. BUG de nível ZERO, pois é um erro, está claro, mas vai provocar no máximo risadas no usuário. Não deixa de ser erro, portanto é BUG sim. Os BUGs não se resumem a exceptions. O erro que está nessa imagem acima, que é uma função de banco, é permitir que o usuário escolha uma opção que vai gerar um BUG de nível máximo. A aplicação vai travar de tal forma que nada mais irá funcionar e será necessário atualizar webrun, apagar contexto, republicar contexto, etc. Uma solução para resolver esse problema e que não foi feita, é desabilitar ou deixar invisível ao usuário a opção SQL Atualização quando a função Abrir Consulta estiver sendo construída. O ideal é desabilidar ou esconder, qualquer outra opção que não seja compatível com a função Abrir Consulta.

E agora preciso ser duro mais uma vez, não com você meu amigo, mas sim com o dono da empresa ou com o Adriano Barbosa, Gerente Executivo da Softwell, que me escreveu dia 22 de Agosto, dizendo que queria marcar uma reunião comigo naquela semana e até hoje nada . Não existem desenvolvedores Sêniors dentro da Softwell. Se houvessem, a ferramenta já estaria em outro nível. As reclamações sobre o Maker no Reclame Aqui seriam outras, mais amenas, mais voltadas ao atendimento. A minha curva de aprendizado estaria sendo menos dolorosa e eu não precisaria estar escrevendo e-mails ao suporte, todos os dias em que uso o Maker. Se houver algum setor de Qualidade, aí sinto muito tenho que dar risada mesmo.

Para descontrair. Adoro esse même. Lógico que Sênior não é só sobre BUGs.
    https://www.instagram.com/p/ChYBkOkLU2y/

E aí, pela deficiência nos processos de desenvolvimento da empresa, pela má qualidade do software que é entregue(má qualidade sim), pela falta de uma documentação adequada. Ainda querem me vender treinamentos e consultorias, para suprir o básico que não fizeram, quando as únicas coisa que preciso é uma documentação bem escrita e completa e uma ferramenta sem BUGs. O básico que a Softwell, não fez bem feito.

No dia em que a equipe de desenvolvimento do Maker me entregar uma documentação completa e de qualidade, dificilmente precisarei ter que publicar alguma coisa nesse fórum.
    E se precisar, tudo bem, tenho humildade suficiente para reconhecer minhas limitações, programação é um universo tão vasto que ninguém é alto suficiente, ninguém tem tudo na memória, ninguém sabe tudo.

Atenciosamente,
    Almedson

dngadelhaD 1 Resposta Última resposta
    0
  • dngadelhaD Offline
    dngadelhaD Offline
    dngadelha
    replied to Almedson on última edição por

Olá, @almedson!

O Assistente SQL do Maker tem a opção para você definir a cláusula DISTINCT sim. Para fazer isso, basta clicar com botão direito na área do Assistente SQL e clicar na opção Editar.

ead16af1-1ffe-4098-9af9-bc988ce8133b-image.png

Vai abrir uma tela onde você pode especificar algumas propriedades da sua query, incluindo definir o DISTINCT.

037814e7-0a2e-419f-94b4-caff547b113e-image.png

Ao escolher essa opção, ele coloca o SELECT DISTINCT no seu comando SQL exatamente da forma que você espera:

8989bc3c-950d-4e50-b234-aa88fd934df6-image.png

A respeito da documentação, já deu uma olhada em nosso manual? Lá está a documentação completa do Maker e do Webrun, explicando todos os processos, configurações, telas e funcionalidades.

Inclusive essa opção que você disse que não possui está lá descrita em nosso manual: https://manual.softwell.com.br/#/editando_o_tipo_de_select_da_consulta

Assim como toda a documentação da interface do Assistente SQL do Maker: https://manual.softwell.com.br/#/iniciando_com_o_assistente_sql

Espero ter te ajudado!
    Atenciosamente,

A 2 Respostas Última resposta
    0
  • A Offline
    A Offline
    Almedson

Prezado @dngadelha, muito obrigado pela indicação da documentação assim como solicitei.
    Fiquei chateado com outras partes da documentação, que me fizeram ter aversão e não vou prologar mais.
    abraços e tenha uma ótima noite.

1 Resposta Última resposta
    0
  • A Offline
    A Offline
    Almedson

Prezado @dngadelha, esqueci de responder a sua pergunta. Sim, olhei o Manual e ele não está completo e foi o motivo de trocas de e-mails com o suporte. Também confesso que peguei aversão a esse Manual e confesso também que não procurei nele sobre o Wizard SQL. Estava me baseando pela aula do portal EAD.
    Atenciosamente,
    Almedson

1 Resposta Última resposta
    0

• Login

• Não tem uma conta? Cadastrar

• Login or register to search.
  • Primeiro post
    Último post
0
  • Categorias
  • Recente