Lista Dinâmica

• Tenho em um form duas listas dinâmicas que apontam para uma mesma tabela, ou seja quando vou add um registro e altero uma das listas a outra também é alterada, aí está minha dúvida, ou seja, para não duplicar um cadastro, neste caso de Clientes e Decoradores, gostaria de usar esta mesma tabela (única) mas alterar separadamente as Listas durante a inserção do registro.

• Cara não entendi, se puder explicar melhor...

• Por exemplo, tenho um formulário de cadastro de Cliente e em outro formulário qualquer (ex vendas) quero adicionar uma lista dinâmica deste formulário Cliente como Cliente e este mesmo formulário como uma lista de Fornecedor. O que acontece é que, fazendo isso e mudando apenas a descrição do componente, em tempo de execução ao alterar uma lista a outra é automaticamente alterada.

• Provavelmente as suas duas Listas Dinãmicas estão ligadas ao mesmo campo do banco de dados pela propriedade "Campo".
    Você pode:
    -Deixar ambas sem ligação a um campo do banco de dados e fazer a inserção dos valores destes 2 componentes em seus campos utilizando um fluxograma
    ou
    -Criar campos diferentes na tabela, um campo para cada Lista Dinâmica

• Crie na sua tabela do banco de dados dois campos com ligação FK que referencia a mesma tabela.

Exemplo:

Em uma clínica veterinária o cadastro de cães pode possuir dois donos.

A tabela de cadastro de cães ficaria:
    [code]CREATE TABLE cao ( cao_codigo INTEGER NOT NULL, cao_nome CHARACTER VARYING(25) NOT NULL, cli_codigo_1 INTEGER, cli_codigo_2 INTEGER, CONSTRAINT pk_cao PRIMARY KEY (cao_codigo), CONSTRAINT fk_cao_cliente_1 FOREIGN KEY (cli_codigo_1) REFERENCES cliente (cli_codigo), CONSTRAINT fk_cao_cliente_2 FOREIGN KEY (cli_codigo_2) REFERENCES cliente (cli_codigo) );[/code] No Maker é só definir cada componente de lista dinâmica ao respectivo campo.

Log in to reply