Fluxo para preenchimento de endereço pelo CEP
-
Pessoal Bom Dia.
Sou iniciante no Maker, daí estou fazendo um sistema que tem um cadastro de clientes, fiz um fluxo seguindo as instruções do curso para quando digitar o CEP no campo CEP o fluxo vai lá no Via Cep e tras as informações e preenche os campos de rua, bairro, cidade e UF. Fiz o fluxo para o modo REST, porem ao clicar o botão no formulário nada acontece... Alguém já teve esse problema? Teria um modelo de fluxo para fazer isso? Desde já Grato.
-
Bom dia, tambem tive as mesmas dificuldades que vc, vou lhe ajudar.!
-
Nesta estapa vamos definir algumas etapas. A Variavel de entrada que vai receber o valor do cep. Neste caso criei uma variavel de entrada chamada Cep do tipo letra que vai carregar do componente o valor do cep digitado.
-
Dentro do modulo decisao verifico se a entrada nao esta vindo zerada caso venha eu emito uma mensagem de erro. Aqui é a verificação da decisao: .
Aqui abaixo fica o que eu coloco na mensagem de retorno quando esta vazio:
-
Estando a variavel correta a decisao envia pra proxima fase do ciclo, vamos tratar o cep, tirando alguns caracteres especiais nos quais dentro da chamada no site nao pode ter, pois nao vai dar certo para o carregamento das informaçoes(.,-).
-
Como algumas informaçoes nao roda no modo cliente principalmente quando vc faz um REST para consumir um webservice, vamos apartir daqui inserir um subfluxo no modo servidor.
Ele vai encaminhas como objeto de entrada o valor do CEP ja tratado.
-
Dentro do Fluxo servidor, vou criar um processamento para consumir o Webservice . Nao esquecendo de criar uma variavel para receber o resultado da busca. A Variavel neste caso que foi RESULTADO do tipo Letras
-
Apos gero um processamento para obter o processamento: do Resultado . E crio uma decisao no quao defino se o cep existe e prossegue
O valor de conferencia de analise do diferente do resultado:
{
"erro": true
}
A Varialvel xResult é do tipo Letras -
Apos a verificação cria-se o objeto Json.
. e Atribui a uma variavel no qual ela servira de controle de nó para exibir os campos nas outas decisoes. A variavel json é do tipo variante -
Apartir de agora é só gerar os processamentos pra irformar nos componentes as informaçoes do webservice conforme foi consumido pelo Json
-
-
Espero ter ajudado
-
@coordpaulo Muito obrigado amigo, deu certo. Desculpa a demora em responder mas foi a correria aqui. Desde já obrigado novamente.