Verificar se uma tabela / Coluna ja existe

• Olá,

Como eu faria para verificar se uma tabela existe ou não no banco de dados ?
    ou se uma coluna existe ou não em uma tabela ?

Grato a todos.

• Veja na documentação do seu banco de dados com qual consulta sql você poderia fazer isto.

• Olá Márcio,

Eu imaginei isso mesmo, porem eu estou tentando fazer isto com o postgres, e no postgres eu faria o seguinte:

select relname from pg_class where relname='nome_da_tabela'

Então pensei em usar a função "Abrir Consulta" mas a tabela "pg_class" não aparece para o wizard sql, mesmo assim mudei a constante para modo "letras" e digitei ali o script sql, e no paramentro do "campo" coloquei em letras novamente e coloquei "relname", mas isso me gerou um erro de compilação

pensei em usar a função "execura SQL" mas esta me retorna apenas "nulo" se o script SQL executa com sucesso.

como faria para obter o retorno desta consulta SQL ?

Grato.

• [quote="cruz"]Olá Márcio,

Eu imaginei isso mesmo, porem eu estou tentando fazer isto com o postgres, e no postgres eu faria o seguinte:

select relname from pg_class where relname='nome_da_tabela'

Então pensei em usar a função "Abrir Consulta" mas a tabela "pg_class" não aparece para o wizard sql, mesmo assim mudei a constante para modo "letras" e digitei ali o script sql, e no paramentro do "campo" coloquei em letras novamente e coloquei "relname", mas isso me gerou um erro de compilação

pensei em usar a função "execura SQL" mas esta me retorna apenas "nulo" se o script SQL executa com sucesso.

como faria para obter o retorno desta consulta SQL ?

Grato.[/quote] Cruz,

Use a função "Abrir Consulta Dinâmica".

Log in to reply