Boleto Bancario



  • Alguem tem alguma rotina para a criaçao de boletos bancários?


  • Henri,

    A emissão de Boleto bancário tem 03 principais rotinas:
    1) Geração de arquivo de remessa (para carteiras registradas apenas)
    Nesta rotina você vai utilizar fluxos para gerar um arquivo TXT no layout solicitado pelo banco, normalmente CNAB 400 ou 240. É uma rotina simples, que você irá fazer usando as rotinas de tratamento de arquivos existente no fluxo.

    2) Geração do boleto e impressão
    Aqui você vai usar o fluxo para calcular o dígitos verificadores do código de barras e linha digitável, gravar no banco e usar o gerador de relatório para fazer o desenho do boleto, de acordo com as especificações da FEBRABAN e do seu banco.

    3) Importação do arquivo de retorno
    Nesta parte você vai usar as funções de leitura de arquivo para ler um arquivo de retorno do banco e registrar a baixa (pagamento) ou outros eventos de interesse que estão neste arquivo texto.

    Os três passos acima podem ser perfeitamente feitos em Maker, alguns desenvolvedores optam por esse caminho e fazem os boletos dessa forma. Mas, também existem disponível para Maker APIs/componentes de terceiros que fazem tudo ou parte disso de forma automatizada reduzindo ainda mais o tempo de desenvolvimento.


  • Lourival, esses arquivos de "retorno" e "remessa" seria o CNAB ? Pois se sim, esses arquivos tem um Layout para cada banco. Onde configuro esses layout no MAKE?


  • Sim, o arquivo de remessa/retorno são os chamados CNAB400 e CNAB240. Esse layouts são padronizados, são arquivos TXTs simples, podem ser construídos e/ou lidos com as funções da categoria "Arquivo" do Maker.

    Essa documentação você consegue junto ao banco que você trabalha, o layout é padronizado, assim, só vai mudar de um banco para outro os chamados "campos livres". Abaixo o link para o site do BB com essa documentação:
    http://www.bb.com.br/portalbb/page100,107,8244,9,1,1,2.bb?codigoMenu=130&codigoRet=15860&bread=8

    Att,

Log in to reply