Como criar projeto utilizando Banco Oracle?
-
Olá, bom dia! Estou com uma dúvida no momento de selecionar o Banco de dados Oracle no momento da criação do projeto.
Quando seleciono o Banco Oracle ele desativa o campo de preenchimento "Servidor" e atribui uma dica de ferramenta no campo "Nome do Banco de Dados" onde diz "localhost:1521:XE". Qual a forma correta de preenchimento para criação do projeto em Oracle? -
@andré disse em Como criar projeto utilizando Banco Oracle?:
ocalhost:1521:XE
André, é exatamente como nesse exemplo:
localhost:1521:XE<host>:<porta>:<sid>
Lembrando que o banco deve ter os devidos grants para o pleno uso no Maker. Vc pode ver como criar o banco aqui no manual:
https://manual.softwell.com.br/#/oracle?id=oracle-10g11g12cProcure o trecho "script para criação de usuário/banco"
-
@andersonleal O banco já está criado. Eu preencho com os caracteres corretos, mas ele da erro.
Conforme a expressão pede, eu coloco o host:porta:nameservice e após preencho usário e senha, e nã segue. Apenas da erro e não conecta.
-
@andré disse em Como criar projeto utilizando Banco Oracle?:
expressão pede, eu coloco o host:porta:nameservice e após preencho usário e senha, e nã segue. Apenas da erro e não conecta.
Qual a versão do Oracle? Vc consegue conectar em outro client? Posta o print de sua conexão num oracle developer por exemplo.
Outra coisa, por servicename a forma de conectar muda um pouco.. a forma padrão é pelo SID.Como conectar via servicename:
https://manual.softwell.com.br/#/conectando_banco_oracle_via_service_name_pelo_maker?id=conectando-banco-oracle-via-service_name-pelo-maker -
@andersonleal Também não consigo conectar ao developer. Achei que estava faltando um instant cliente do oracle, mas acabei de instalar e mesmo assim não consigo conexão
-
@andersonleal Acabei de conectar ao Developer. mas o maker ainda não.
-
Segue print da conexão sql developer :
a versão oracle é a 19c. O banco se encontra em um servidor, tenho acesso remoto da empresa. Fui informado que o banco foi configurado em service_name, por este motivo não consigo acessar por SID.
-
@andré , eu recentemente tive um problema com conexão adicional no oracle 19c, e somente funcionou quando troquei...
DE: <host>:<porta>:<sid>
PARA: (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = <host>)(PORT = <porta>)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = <sid>)))Faz um teste aí, vai que te ajuda...
-
@andré ,
No campo "Nome do banco de dados" coloque: (DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = <host>)(PORT = <porta>)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = <sid>)))
Como eu disse, no meu caso so funcionou desta forma.
-
@ebsantana disse em Como criar projeto utilizando Banco Oracle?:
(DESCRIPTION = (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = <host>)(PORT = <porta>)) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDICATED) (SERVICE_NAME = <sid>)))
Não Funciona