BUG na função Campo do Maker
-
Esse tipo de coisa demonstrada no vídeo se repete em vários outros componentes. A variável TABELA já existia no fluxo, um dos processos está se comportanto corretamente, mas os novos processos não mostram os campos da tabela na opção Campo. Salvei o fluxo, reabri e nada da função Campo apresentar o comportamento correto de configuração. Fechei o Maker e reabri e também nada da função Campo mostrar os campos da tabela na opção Campo. O mesmo aconteceu com o primeiro processo com a função campo. Tive que colocar o nome da tabela em Letras e no dia seguinte quando fui checar, a opção Campo com a lista dos nomes das colunas na tabela estava funcionando, mas com a criação de novos processos o problema continua.
https://drive.google.com/file/d/1q27FfVBOye_8tLgADV840KE0eNBAmUba/view?usp=sharing
Não é um problema que vá me impedir de desenvolver, mas certezamente é um BUG do Maker, pois o correto é uma função de comportar de maneira igual sempre que for solicitada.
Ao passar a Tabela no primeiro parâmetro, a opção Campo já deveria estar com todos os campos da tabela disponíveis para escolha do usuário. -
@diegojc BLZ, retirei do fluxo um processo correto e a opção Campo limpou seus itens. Que merda kkkkkk vou ter que refazer kkkkkk
Então se eu estiver construindo uma lógica e precisar retirar essa função do fluxo para poder testar outra coisa, a configuração dentro do processo se desfaz automaticamente, só porque foi desligado do fluxo. É o mesmo que eu estar programando numa classe Java e o Java modificasse o código de um método que está dentro da classe(fluxo) só porque o método não está mais sendo referenciado.É vivendo e aprendendo. Esse é o Maker. Infelizmente tenho que me adaptar a essas coisas bizarras.
Processos desligados do fluxo poderiam simplesmente ser ignorados sem alterações como é em qualquer outra linguagem de programação.Obrigado aí @diegojc
-
@almedson Amigo,
Os processamentos que estão desconectados nos fluxos são ignorados na execução do mesmo e toda a instrução permanece intacta, se as variáveis, os campos, as referências continuarem as mesmas, ao conectar novamente tudo permanece do jeito que estava, agora se alguma referência mudar, ou algo do tipo, você precisará reconfigurar a instrução.
abs
-
@marcos-reis Prezado, é impossibilitada a alteração da opção Campo caso o processo esteja desconectado. Verifiquei que ele realmente mantém o Campo selecionado depois de desconectado. Só que tenho o costume de fazer o processo fora do fluxo e depois adiciona-lo ao fluxo, por isso me deparei com essa questão da opção Campo estar vazia. Então na primeira vez fui na opção Letras e inseri manualmente o nome do campo da tabela e depois inseri no fluxo e funcionou. Provavelmente quando removi o processo correto, cliquei em Letras se não me engane e aí foi desfeito o Campo selecionado e tive que colocar novamente dentro do fluxo para poder usar a opção Campo e não Letras, que também funciona.
São essas coisas que não aceito, e considero como BUG no IDE, mas sou obrigado a me adaptar.
Uma função ou método não é bloqueado para alterações porque não está mais sendo referenciado.Também reconheço que sou iniciante em Maker, mas não em programação e agradeço a ajuda de todos. De coração.
Abraços