Tempo de processamento
-
Boa tarde,
Estou com um processamento de 5000 lançamentos e criei uma rotina verifica as publicações diárias com os lançamentos. Se acha um código igual, ele gera um PDF, caso contrário, fica como está...
Ocorre que depois que passa dos 600 segundos a rotina expira pelo limite de tempo... minha dúvida, como faço para que esse não extrapole o limite ?
Ao abrir coloco uma barra de progresso, incremento, e retiro.Com 1000 lançamentos vai normal... sem erro...
-
Boa tarde, @silviobill !
Seu fluxo é na camada servidor? Se sim, existe um parâmetro que você pode aumentar o limite de tempo de execução de um fluxo.
Lá em Parâmetros de Configuração do Webrun, dentro da categoria Sessao, defina o parâmetro RuleTimeout e especifique o limite de tempo, em segundos, para execução do fluxo.
Esse parâmetro está lá documento no manual caso queira ler mais sobre: https://manual.softwell.com.br/#/parametro_de_configuracao_sessao?id=parâmetros-de-configuração-sessão
-
@dngadelha disse em Tempo de processamento:
metro está lá documento no manual caso queira ler mais sob
Isso, já aumentei... mas queria ver se há outro meio para não precisar deixar tão extenso o tempo, pois pode ser q seja muito mais lançamentos e com isso não precisaria esperar dar o erro para aumentar.
-
@silviobill o tempo de execução do seu fluxo é determinado pelo processamento que você faz nele. Se seu fluxo faz operações muito pesadas, ele vai demorar o tempo que seu servidor precisar para executá-lo. Não é como se isso fosse parametrizável. A única coisa que é parametrizável é o limite de execução do seu fluxo.
Em poucas palavras, o Webrun transpila os fluxogramas do seu projeto em código Javascript (para a camada cliente) e código Java (para a camada servidor). Assim, tudo que você coloca/chama no seu fluxo vira código no final e o seu processador vai tomar o tempo que precisar para executar essas instruções que você colocar no seu fluxo.
O que você tem que fazer é revisar sua regra de negócio e debugar pra ver qual operação que está demorando mais, afim de otimizar suas rotinas. O Maker tem algumas ferramentas dentro dele que podem te auxiliar nessa inspeção. Uma delas é o Profiler, que diz o tempo de cada processamento de cada fluxo que está sendo executado no seu Webrun. E a outra é o Depurador, que você pode inspecionar em tempo de execução o que está acontecendo no seu fluxograma, ver e editar o valor de cada variável/parâmetro e executar instrução a instrução do seu fluxo.
Aqui alguns links do manual para auxiliá-lo:
https://manual.softwell.com.br/#/profiler
https://manual.softwell.com.br/#/depurador -
@dngadelha disse em Tempo de processamento:
limite de execução do seu fluxo.
Há algum valor máximo para o limite de execução do seu fluxo. ?
Deixando por muito tempo, pode ocorrer algum problema com o sistema ? -
Olá, @silviobill!
O tempo máximo de execução do fluxo na camada servidor é especificado por aquele parâmetro que citei no post anterior.
Na instalação padrão do Webrun, o mesmo vem configurado automaticamente com 300 segundos. O que pode ser alterado para sua necessidade, pela tela de Parâmetros de Configuração do Webrun.
Em relação ao fluxo demorar de ser executado, a nível da aplicação não tem problema nenhum, o que pode impactar é se você estiver utilizando algum servidor HTTP como Apache que pode limitar o tempo das requisições e interromper a requsição quando esse tempo for ultrapassado.
Espero ter ajudado!