GRADE Navegação e Edição

• Bom dia pessoal.

Estou trabalhando com um sistema onde apresento uma lista de informações em uma grade com 8 colunas.
    Nessa grade deixei apenas 1 coluna editável e as outras setadas como somente leitura.
    Como a ideia é que o usuário edite todas as linhas da grade percebi que a usabilidade é importante e a forma nativa como a grade funciona não vai ao encontro disso.

Para que eu possa editar a tal coluna eu preciso dar um duplo clique sobre uma linha para abrir o modo de edição e permitir que o campo seja editado, ou ainda clicar sobre a linha e clicar no botão editar da grade.

Da mesma forma para salvar os dados que foram inseridos é necessário ou salvar através do botão da grade ou pressionar a seta para cima ou para baixo.
    Esse processo tem q ser feito para editar cada linha.

Estou tentando fazer com que ao entrar na edição de uma linha entre no modo de edição e ao pressionar ENTER os dados sejam salvos, passe para a próxima linha e entre no modo de edição dessa próxima linha.

O problema é que o componente GRADE não possui o evento AO PRESSIONAR TECLA,
    então não estou conseguindo efetuar esse processo.

Alguma sugestão quanto a isso?

• Os atalhos da grade não servem ?

- Ctrl + I ou Seta para baixo entra em modo de inserção.
    - Ctrl + E -> entra em modo de edição na linha selecionada
    - Ctrl + S -> Salva

======

Ja tentou usar o ao pressionar tecla no formulário principal? Dai você captura a tecla, se for enter, coloca a grade na linha selecionada em modo de edição. Se ela ja estiver em modo de edição, você salva.
    Funcoes: Grade - Em que modo está?, Grade - Entrar em modo de inserção, Grade - Entrar em modo de edição, Grade - Gravar Registro.

======

Tem também o evento ao pressionar tecla do componente edit que ta lá dentro da grade, que você pode usar, para diferenciar as teclas pressioandas do formulario e dentro do componente.

======

Por hora só pensei isso.

• O que eu preciso é realmente a função dos Atalhos.
    Existe alguma forma de alterar as teclas desses atalhos?

===============

Quanto a função pressionar tecla no formulário principal, ela não funciona quando algum componente está focado,
    por exemplo ao focar a grade a função não responde mais.

===============

Quanto ao evento ao pressionar tecla no componente caixa de texto no formulário referência da grade, tb não surte efeito, uma vez que a grade é editada
    na própria grade. Nesse caso só funciona se ao entrar na edição da grade o formulário com os campos for apresentado.
    Mas preciso mesmo é editar na própria grade.

Log in to reply