Qual a melhor opção para vários sistemas?

• Olá a todos.
    Desenvolvi um sistema para emissão de Nota Fiscal de serviço.
    Contratei um Servidor na LocaWeb, com 1 GB de memória.
    Minha dúvida é em relação à publicação.
    Criar uma instância para cada cliente seria ideal mas pesaria muito o servidor, pois cada instância consome 256 MB de memória.
    Estou utilizando um arquivo WAR para cada cliente, alterando o nome e publicando, como cliente1.war, cliente2.war, etc. E cada WAR aponta para um banco de dados, assim cada cliente tem seu endereço e seu banco de dados.
    Esta forma está correta e é a melhor opção? Quando tiver 50 a 100 WAR na instância fará alguma diferença? Hoje tenho 12.
    Vi que é possível utilizar um só banco para todos os clientes, mas não gostaria de fazer desta forma (Multiempresa).

Quem tiver alguma informação, desde já agradeço.

Sérgio Alves - MEGASOFT Sistemas

• Boa tarde, então... alguém tem alguma informação para compartilhar?

Sérgio Alves - MEGASOFT Sistemas

• Existem os prós e contras para cada caso.

Eu tenho exemplos internos onde possuo 22 .wars que não são usados simultaneamente e o tomcat está com 450mb de uso em média. Com isso, acredito que se seu sistema faz grandes processamentos e tem uma grande ou até mesmo uma razoável quantidade de acessos, em um determinado momento o Tomcat não dará conta, isso então com 50 ou 100 .wars

Existem ferramentas que monitoram o uso de memória de cada .war existente no tomcat. Uma dica seria o probe [url]http://code.google.com/p/psi-probe/[/url].

Eu partiria por balancear estes sistemas. Ex. separar 10 clientes em uma instância, 20 em outra etc isso de acordo com o perfil do seu cliente.

• Ronélio, obrigado pela resposta.
    Vou seguir a sua sugestão e monitorar.
    Instalei o Probe, mas não consegui identificar o usuario e a senha.
    Parece ser do Tomcat, você saberia qual?
    O Maker instala automaticamente.

Sergio Alves - MEGASOFT Sistemas

• As instruções estão abaixo:
    code.google.com/p/psi-probe/wiki/InstallationApacheTomcat

A senha padrão do admin do tomcat (usado no autotest) é admin z102030

Log in to reply