Apresentar um MENU no formulário principal...

• Pessoal, boa noite!

Alguém sabe como fazer ou já fez um menu funcionar dentro de um formulário do Maker? Tipo, algum componente se comportar como um menu lista, tipo aquele que a gente cria na tela inicial do sistema desenvolvido em Maker?

É que estou criando um sistema que tem um formulário "x" como formulário principal, e isso faz com que os menus que criei para o sistema deixem de funcionar, porque quando o usuário abre o sistema o formulário principal toma toda a tela (como deveria ser, mas eu queria preservar o menu). Eu já vi que dá pra criar uma árvore de menus, colocando do lado esquerdo da tela e abrindo os formulário do lado direito, mas eu prefiro o menu tradicional, no topo da tela e abrindo como lista, até pra economizar espaço na tela para os formulários que serão abertos num painel para esse fim específico.

Alguém tem alguma ideia de como fazer isso no Maker? No delphi eu usava um componente TMenu.

Uma outra solução, talvez ainda mais bonita, seria colocar o formulário principal (ou uma moldura) para aparecer como tela de fundo do sistema, no lugar do papel de parede, mas não sei se o maker dá suporte a essa maneira de trabalhar.

Alguém?

• Olá Edsonm
    Infelizmente isso só tem no Maker 3.0. Lá implementaram um Componente de Menu igual do Delphi. Mais até o Maker 2.7 não tem.

Abraços!

Log in to reply