Sugestão para form popup de pesquisa em BD

• Pessoal, tenho sentido certa falta no maker de um componente que faça pesquisa de determinada tabela num form (ou moldura, no mesmo form) através de um campo a ser pesquisado. Atualmente tenho utilizado a Lista Dinâmica, mas eu tenho clientes que, por exemplo, possuem mais de 15 mil clientes cadastrados, e num determinado momento há a necessidade de se selecionar um desses clientes pesquisando pelo nome, pelo cpf ou por outros campos, o que não tem ficado muito bom usando lista dinâmica.

O que pretendo seria que, ao clicar num botão ou pressionar determinada tecla (ex: F4) no campo do form, fosse aberto um outro form com um campo de pesquisa e uma pequena grade onde seriam exibidos os resultados. O usuário selecionaria um desses resultados, clicaria em ok e o código daquele seria transportado para o formulário chamador da consulta.

Eu estou pensando em criar um desses, mas se já tiver um componente seria ainda melhor, pois eu poderia utilizar para outras situações de necessidade de pesquisa.

Obrigado a todos.

PS: Digitei rápido e pode ser que não tenha conseguido me fazer entender. Qualquer coisa, posta aí.

• Cara, não tem um componente pronto para isso. Mas é perfeitamente possível e simples de fazer.
    Você pode colocar uma lupa ao lado da lista dinâmica que traz todos os clientes. Essa lupa irá abrir um form que vc irá criar, que serve para pesquisa, com todos os campos que você julgar necessário. Após efetuar a pesquisa e encontrar cara desejado, você coloca um evento para alterar o valor do componente em outro formulário e fecha o da pesquisa.
    Fica fácil pro usuário.

• É isso mesmo que estou implementando. É que eu queria algo mais genérico, que eu pudesse utilizar para outras tabelas também. Vou fazendo pra agilizar pro cliente e depois faço um popup genérico.
    Valeu.

Log in to reply