Backup

• Bom dia,
    Tenho dúvidas quanto ao backup de um projeto.

Sempre que faço um backup sigo o seguinte processo:
    Através do botão Exportação da barra de tarefas do Maker seleciono as seguintes informações
    - Todas as imagens;
    - Tipos de dados;
    - Menu do Sistema;
    - Todos os Formulários;
    - Todos os Relatórios;
    - Todos os Fluxos;
    - Dicionário de Dados – Todas as Tabelas;

Isso gera um arquivo .FRZ.

Vi outros tópicos aqui no forum informando que basta efetuar um backup do banco de dados, já que as tabelas FR
    possuem todas as informações do projeto.

Caso faça isso as configurações dos formulário (posições componentes e layout) se manterão quando a tabela for aberta em outro projeto?

• [quote="DiegoFloripa"]Bom dia,
    Tenho dúvidas quanto ao backup de um projeto.

Sempre que faço um backup sigo o seguinte processo:
    Através do botão Exportação da barra de tarefas do Maker seleciono as seguintes informações
    - Todas as imagens;
    - Tipos de dados;
    - Menu do Sistema;
    - Todos os Formulários;
    - Todos os Relatórios;
    - Todos os Fluxos;
    - Dicionário de Dados – Todas as Tabelas;

Isso gera um arquivo .FRZ.

Vi outros tópicos aqui no forum informando que basta efetuar um backup do banco de dados, já que as tabelas FR
    possuem todas as informações do projeto.

Caso faça isso as configurações dos formulário (posições componentes e layout) se manterão quando a tabela for aberta em outro projeto?[/quote] Sim.
    Outra alternativa é o empacotamento do projeto http://suporte.softwell.com.br/maker/manual2_7/pt/maker_2/empacotando_projetos/empacotando_projetos.htm

• Estou usando o firebird,
    tentei o empacotamento do projeto, porém não funciona com firebird

• Estou trabalhando com bases prontas na qual são usadas por sistemas desktops.
    Necessito deixar partes desses sistemas desktops acessível na web e para isso uso o Maker. Porém será consumida a mesma base de dados já existente

Minha dúvida:
    Para não afetar a base já existente eu Poderia ter um banco de dados somente relacionado ao projeto e consumir os dados através
    da base existente através de uma conexão adicional e assim não afetar a base já existente?

• [quote="DiegoFloripa"]Minha dúvida:
    Para não afetar a base já existente eu Poderia ter um banco de dados somente relacionado ao projeto e consumir os dados através
    da base existente através de uma conexão adicional e assim não afetar a base já existente?[/quote] Sim, perfeitamente.

• Show!.

Ronélio,
    Se não estou enganado então quando eu for publicar o WAR no servidor o sistema deve estar configurado com a conexão principal setada para o banco do projeto,
    que conterá somente as tabelas obrigatórias e então posso configurar as conexões adicionais de acordo com as bases existentes, cuidando apenas com o nome das conexões
    devido aos fluxos associados.

To certo?

• Sim.

Lembrando que quando você exporta seu projeto, as conexões adicionais vão junto e você pode configurá-las posteriormente caso os dados da conexão mudem.

• Valeu!!

Isso vai facilitar bastante a montar meus ambientes de Desenvolvimento, homologação e produçao.

Log in to reply