Atualização do Sistema

• Ola!

Tenho uma aplicação rodando em um servidor, cajo eu faça alguma alteração no mesmo em minha maquina de produção, por exemplo, fazer um novo formulário, menu, relatório, ou alterar uma tabela, inserir novos campos a uma tabela, qual seria a melhor solução para atualização?

Eu dei uma olhada em algumas citações do Forum, e quero saber o que vou citar abaixo esta correto:

*Gero o historico de SQL da aplicação em minha maquina de produção, salvo o mesmo em que formato? .txt ou .sql?
    *Vou até a aplicação que esta em um servidor rodando e com o usuario ADMIN, logo na aplicação e na area de trabalho vou até o icone Executar o Script SQL, localizo o arquivo que foi gerado na maquina de produção e o executu-o.

Isso vai gerar a atualização do sistema no servidor????????????????????

Aguardo!

• [quote="marlonapcred"]Gero o historico de SQL da aplicação em minha maquina de produção, salvo o mesmo em que formato? .txt ou .sql?[/quote] A extensão não fará diferença. Pode ser .txt ou .sql; Sugiro .sql
    [quote="marlonapcred"]*Vou até a aplicação que esta em um servidor rodando e com o usuario ADMIN, logo na aplicação e na area de trabalho vou até o icone Executar o Script SQL, localizo o arquivo que foi gerado na maquina de produção e o executu-o.

Isso vai gerar a atualização do sistema no servidor????????????????????[/quote] Somente para questões relacionadas ao banco de dados (adição de coluna, tabela, etc.)

Para [quote="marlonapcred"]novo formulário, menu, relatório[/quote] Deverá gerar o JAR ou WAR para ter esses itens atualizados.

• Qual é a melhor opção? JAR ou WAR?
    E para onde vai esse arquivo no servidor do sistema, qual pasta? o que se deve fazer depois de colocar nessa pasta?

• [quote="marlonapcred"]Qual é a melhor opção? JAR ou WAR?[/quote] Cada um tem suas vantagens e desvantagens. Eu particularmente prefiro WAR.
    Com o WAR eu não preciso configurar variáveis de ambiente (para o Webrun ler a localização dos arquivos de config, reports e systems) pois todos estes itens vão acoplados ao .WAR. Daí com um Jboss, apache tomcat instalado basta por o WAR na pasta de deploy e configurar os dados de conexão para o novo banco.

O JAR tem a vantagem de ser menor, pois vão apenas os formulários, fluxos e relatórios. Os demais itens ficam a cargo da instalação do Webrun.
    [quote="marlonapcred"]E para onde vai esse arquivo no servidor do sistema, qual pasta?[/quote] Se for WAR, vai para a pasta de deploy do servidor WEB. Se for JAR, este deve ir para a pasta systems de onde o seu webrun lê tais informações (isso para o local de homologação/produção).
    [quote="marlonapcred"] o que se deve fazer depois de colocar nessa pasta? [/quote] Se for JAR, reiniciar o servidor Web. Se for WAR, o recomendado é efetuar o deploy com o serviço do servidor parado. Em seguida é só configurar os dados de conexão.

Log in to reply