Atualizar Sistema em Produção

• Bom dia a todos,
    Estamos finalizando um sistema que será hospedado na Maker Planet. Só estamos com dúvidas com relação a atualização.
    Na primeira vez, eu vou gerar o .JAR e um backup do banco de dados e subir no servidor. Vai funcionar certinho.
    Mais com o passar do tempo, o sistema vai sofrer modificações. Ai vamos gerar um novo .JAR e atualizar.
    Mais como fica a atualização do banco de dados em produção? Como atualizar ele, visto que tudo o maker salva em banco de dados. Como vou saber o que o Maker alterou no banco de dados? Por exemplo, se eu criar um novo cadastro, como vou atualizar meu banco de dados no servidor?

Alguém poderia me informar?

Grande Abraço!
    Watson Passos

• [quote="watsonpassos"]Mais como fica a atualização do banco de dados em produção?[/quote] Neste caso, deverá executar os scripts de atualização da base.

Exemplo: Vc tem uma tabela com 02 campos e está em produção. Daí, vc adicionou um novo campo em desenvolvimento. Terá que executar o script para atualizar produção.

Se você efetuar esta adição via edição de formulários no Maker, é registrado um histórico de SQL. Você pode pegar este script e executá-lo no servidor.
    [quote="watsonpassos"]Como atualizar ele, visto que tudo o maker salva em banco de dados[/quote][
    Quando você gera o WAR/JAR, todas as alterações dos objetos do sistema são adicionados (telas, fluxos e relatórios. Não alterações do metadados do banco).
    [quote="watsonpassos"]se eu criar um novo cadastro, como vou atualizar meu banco de dados no servidor?[/quote] Imaginando que seu novo cadastro seja um formulário, este irá no JAR/WAR. Os scripts do create table deverão ser executados no servidor.

Lembre-se de remover as tabelas FR's na base de produção, senão, qualquer um com Maker terá acesso aos fontes do seu projeto.
    As tabelas necessárias são descritas abaixo:
    http://suporte.softwell.com.br/maker/manual2_7/pt/dicas_e_truques/diversos/exemplo_script_da_publicacao_war_jar.htm

• Olá Ronélio, apenas uma dúvida:

Você Diz: [quote]Se você efetuar esta adição via edição de formulários no Maker, é registrado um histórico de SQL. Você pode pegar este script e executá-lo no servidor.[/quote] Onde vejo dentro do Maker essas Alterações do SQL? Eu vui dentro de Histórico e ele me Mostra o nome do Formulário que foi alterado, a data e a hora e tudo mais, mais o código SQL não mostra. Como posso verificar o Código SQL das modificações feitas dentro do Maker?

Grande Abraço !

• Menu -> Projeto -> Histórico de SQL

• Olá Ronélio,
    Obrigado mais uma vez pela Ajuda. É que ainda estamos engatinhando no Maker.

Obrigado pela ajuda e pela paciência.

Grande Abraço!

Watson Passos

Log in to reply