Filtar formulário

• Preciso filtrar um formulário de modo que só exiba os registros de acordo com um determinado campo. Por exemplo o campo departamento, o usuário so vai visualizar os registros daquele departamento. Sei que existe a função Abrir Formulário Filtrado, porém para usá-la teria ser no evento de um botão, por exemplo, mas o meu formulário é aberto através do menu. Com a grade consigo fazer sem problema.

• O problema é:

Como você vai indicar pro formulário que será aberto pelo menu que o filtro será pelo campo departamento?
    No caso: Ele vai puxar o dado de onde ?!?!?

Reveja sua necessidade: Acredito que você está se complicando...

• bom dia... eu tinha a mesmas necessidade e a minha solução foi a seguinte.

1 - Criei uma tabela que relaciona Usuário x Departamento, e um formulário específico para fazer este link.
    2 - portanto nos Formulários onde eu tenho que mostrar dados somente dos departamentos que o usuário faz parte, faço este link nos definições, assistente de consulta do formulário e o parâmetro é o login do Usuário!!
    3 - Agora vc vai ter que conhecer um pouco sobre relacionamento de Tabelas para executar esta situação.

• efreitas, só me tira uma dúvida, nas definições, assistente de consulta, não há o botão Parâmetros. Eu não tenho que pegar o login do usuário através da função Login do Usuário? Se for assim como vou utilizar esta informação nas definições do formulário se não há a opção de parâmetros?

• é só vc colocar o seguinte critério para o Id do usuário
    = :FUNCAO_usuario

É uma função interna do Maker

segue o link para maiores detalhes

http://suporte.softwell.com.br/maker/manual2_6/pt/Maker2.htm

• no link que te passei procure por :FUNCAO_usuario

em Usando Funções predefinidas em consultas

• efreitas, muito obrigado, as suas informações foram de grande ajuda. Muito obrigado mesmo.
    O tópico pode ser encerrado.

• :D

Log in to reply