Grade que permite alterar sem clicar nos botões de navegação

• Preciso criar uma grade com as seguitnes características.
    1- Vai receber uma consulta com 4 colunas (descrição - unidade - quantidade disponivel - quantidade a retirar) - NÃO é uma tabela do Banco e sim uma consulta
    2 - Preciso que a coluna quantidade a retirar possa ser alterada sem clicar no botão editar
    3 - Navegar nas linhas da grade, através do teclado (setas para cima ou para baixo)
    4 - Clicar em um botão e todos os itens que tiverem quantidade a retirar > que zero executar um fluxo específico

Alguem pode me ajudar?

• Não entendi. Poderia explicar melhor?

• OK... vamos lá.....

Preciso manipular uma GRADE, especificamente uma coluna, onde será imputado a quantidade a retirar....
    e o que eu desejo é manipular, alterando todas as linhas da grade, ou parte delas, sem clicar nos botoes de alterar e salvar (como se fosse uma planilha do Excel), só no final, seria acionado um fluxo através de um botão.

Nota: as linhas da grade não pode ser vinculada a uma tabela, pois é um resultado de uma consulta, e a quantidade a retirar será um campo que poderá ser alterado.

Minha Solução

1 - Criei uma View no Banco SQL
    2 - Criei um Fomulário onde esta view foi aplicada (form_campo_grade)
    3 - Nas definições do formulário, assistente de consulta, criei uma expressão (um campo para a quantidade)
    4 - Montei os campos no formulário conforme meu desejo de GRADE, e salvei o formulário: Somente o Campo Quantidade a retirar não é somente leitura e permite tabular todos os outros são somente leitura e não se permite tabular
    5 - depois fui na componente quantidade a retirar - propriedade e tirei a informação que estava como campo (só assim permitiu alterar o campo via grid) - nota neste formulário foi desativado o botao de incluir
    6 - Criei outro formulário e inseri o formulário (form_campo_grade) como GRADE
    7 - No evento modificar a grade, passei para o modo de Alteração da grade
    8 - No form_campo_grade, apliquei no evento Ao modificar, um fluxo que salva o registro da grade, tira a grade do modo de alteração, executa minhas regras específicas, volto a grade para o modo alteração.

desta forma, ficou transparente para o usuário e o mesmo não precisa clicar nos botões de editar e salvar, mas estou recioso com a performance do sistema, por isso a minha solicitação. minha pergunta: existe no maker uma forma de trabalhar na GRADE navegando na mesma e alterando a linha x coluna desejada (como se fosse em um excel)?

Log in to reply