Cadastro de países

• Boa tarde. Estou começando a usar o maker e estou tendo problemas com as grades. Segui os passos de um manual de treinamento mas o formulário país está dando erro no WebRun. Ele não deixa eu cadastrar no formulário País para se relacionar com as grades. Por acaso alguém já teve algum problema parecido? Estava lendo alguns posts e vi que dar para enviar imagens, caso necessário eu salvo um print da tela e mando, só preciso achar onde faz isso. Desde de já agradeço.

Anderson Olivo
    TRD System

• Qual o problema/erro apresentado?

• Onde eu coloco foto aqui?

• Achei
    [450_erro.30.08.12.docx](/assets/uploads/files/450_erro.30.08.12.docx)

• Vc tem alguma lista dinâmica com o SQL vazio?

• Tem sim, eu segui os passos do roteiro de treinamento. Você tem este roteiro?
    As listas dinâmicas com sqll vazio são:

Lista Países no formulário Cadastro de Estado;
    Lista Estado no formulário Cadastro de Cidades e
    Lista Cidade no formulário Cadastro de bairros !

• Esse é o problema. A propriedade SQL tem que ser preenchida na lista dinâmica.

• Eu coloco as tabelas referentes aos relacionamentos? Exemplo: Países eu relaciono com o formulário estado, Estado eu relaciono com o formulário cidade e Cidade com o de bairros?

• Cara, depende muito do que vc quer fazer!

Ex.: Você pode ter um formulário principal ligado a tabela de países. Neste formulário colocar uma grade, sendo que esta grade estará ligada a um formulário, que por sua vez, este formulário estará ligado a tabela estado. Efetuar o mesmo para cidade.

• Na verdade o que preciso é criar um menu de endereços que quando o usuário for alimentá-lo, os campos países, cidades e estados estejam com suas respectivas listas a disposição dos usuários. por acaso você tem algum material diferente do que o que falei que tenho?

• Então vc vai colocar estas listas e para cada lista colocar sua respectiva tabela.

Ex.:
    Para a lista de país, preencher a propriedade SQL para a tabela país;
    Para a lista de estado, preencher a propriedade SQL para a tabela estado;

Não esqueça de preencher as propriedades "campo chave" e "campo lista".

• Sem brincadeira, vou começar do 0, não está funcionando. Agradeço a atenção. Depois eu volto para falar o que aconteceu!
    Obrigado.

• Bom dia. Fiz o treinamento mas ainda estou enroscado nisso acredita? Nas tabelas que vêm junto com o kittreinamento não tem a tabela país !! Você tem um arquivo com esta tabela? Sem ela eu não consigo dar sequência no projeto? Estou tentando sem ela mesmo !!

• Vc pode usar o Maker para criar esta tabela.

Crie um formulário "País", coloque os campos desejados e ao salvar, o Maker sugerirá a criação da tabela.

Log in to reply