Erro na hora de salvar



  • Bom dia.

    Estamos fazendo um formulário e, na hora de salvar, está dando o seguinte erro:
    "TypeError
    Cannot call method 'getValue' of undefined"



    A situação é a seguinte (bem simples).

    Tem o formulário e nele tem um botão salvar, quando clico nele, ele tem q gravar as informações no banco.
    Em todos os outros formulários, o fluxo contido no botão está funcionando corretamente, mas neste formulário em questão, a situação é diferente.

    O motivo da situação ser diferente é a seguinte:


    Em todos os outros formulários, nós temos a tabela principal associada ao formulário, então simplesmente inserimos os dados, validamos obrigatoriedade e dps utilizamos a função "gravar registro". Isso é o suficiente pra gravar os dados no banco.


    Porém, o formulário que está nos causando estes problemas, possui [b]2 abas, e cada aba é relacionada a uma tabela diferente[/b].
    Ou seja, como o maker só consegue inserir os dados na tabela principal que está relacionada ao formulário, [b]a aba 1 está com os "campos" de cada componente definidos, e a aba 2 está com os componentes sem campo nenhum.[/b]

    Por isso nós utilizamos um fluxo diferenciado, apenas para esse formulário, ao clicar no botão salvar. Pq neste caso, ele tem 2 abas, e não da pra utilizar a função gravar registro.

    O que fizemos então foi fazer um fluxo utilizando a função "Executar Atualização", que recebe o parâmetro 1 "SQL Atualização". Ou seja, o que tentamos fazer foi uma inserção direta no banco de dados, através dessa função, para que não fosse necessário utilizar o campo dos componentes para depender disso, ja que, na aba 2, os componentes não podem ter campo.

    E então, fizemos o fluxo, colocamos no botão, e ai ta dando esse erro. Relembrando:
    "TypeError
    Cannot call method 'getValue' of undefined"

    Ja fizemos vários testes, mudamos o fluxo varias vezes, revisamos todos os nomes dos componentes, a tabela, depuramos varias vezes, enfim, tudo. Mas não estamos conseguindo resolver esse erro.


    O erro diz que não pode pegar o valor do que não ta definido, mas a gente definiu tudo, colocou o nome de todos os campos como parâmetro de entrada para uma variável corretamente, e msm assim ta dando isso.

    Alguem sabe o que é que causa esse erro ?

    Agradeço ai a quem puder ajudar. texto grande, espero q alguem leia =/.


  • Sugiro que duplique este formulário e retire a aba que contém os componentes ligados a campo. Faça um teste somente com a aba sem campos e veja se o erro ocorre.

    Já conferiu camadas, etc? Os valores são passados via parâmetro de entrada ou utiliza alguma função para obter estes valores?


  • Os valores eram todos passados por parâmetro de entrada.

    Finalmente conseguimos achar o erro aqui. É pq no nosso fluxo genérico nós utilizamos um certo "script" com o nome de todos os componentes, e os componentes eram separados por um caractere (§ <- este char).

    Dai no meio da string gigante, tava faltando um desses ai, e isso ai causou o erro todo, pq tava fazendo com que o programa tentasse pegar o nome de um componente que não existia rs.

    Mas felizmente consegui achar isso ai.

    Obrigado ae pelajuda !!


  • Opa, beleza então.

    Tópico encerrado.

Log in to reply