Migrando Sistema Maker para Servidor Linux - Ajuda



  • Pessoal,


    Estou com uma necessidade muito grande de instalar o sistema no linux, mas não tenho conhecimento de Linux e não sei se o Tomcat funciona no linux e o gerador de relatórios como funciona? como é a instalação? alguém pode me dar uma luz, porque estou com uma demanda para colocar o sistema no Linux e não sei nem por onde começar.

    Obrigado,
    Raffael


  • [quote="Raffael Nunes"]Pessoal,


    Estou com uma necessidade muito grande de instalar o sistema no linux, mas não tenho conhecimento de Linux e não sei se o Tomcat funciona no linux e o gerador de relatórios como funciona? como é a instalação? alguém pode me dar uma luz, porque estou com uma demanda para colocar o sistema no Linux e não sei nem por onde começar.

    Obrigado,
    Raffael[/quote] Tomcat funciona no linux conforme pode ser visto em: http://tomcat.apache.org/download-60.cgi (existe um .tar.gz la). Pesquise como instala-lo no linux.
    Gerador de relatórios funciona através do wine (Framework para rodar aplicações x86 windows no linux).
    Tem um tutorial mostrando como montar o ambiente no CentOS 5: http://wiki.softwell.com.br/WebrunCentOS5

    Isso é o mais longe que poderei te ajudar...
    Boa sorte :)


  • [quote="Raffael Nunes"]Pessoal,


    Estou com uma necessidade muito grande de instalar o sistema no linux, mas não tenho conhecimento de Linux e não sei se o Tomcat funciona no linux e como é a instalação? alguém pode me dar uma luz, porque estou com uma demanda para colocar o sistema no Linux e não sei nem por onde começar.

    Obrigado,
    Raffael[/quote] Temos tutoriais para instalação do Webrun em ambientes linux. Veja nos links
    http://wiki.softwell.com.br/WebrunCentOS5
    http://suporte.softwell.com.br/maker/manual2_7/pt/recursos_avancados/instalacao_webrun_distribuicao_linux_ubuntu_ou_fedora.htm
    http://suporte.softwell.com.br/maker/manual2_7/pt/dicas_e_truques/webrun/procedimentos_para_instalacao_de_um_ambiente_dedicado_para_o_webrun_no_linux.htm
    [quote="Raffael Nunes"] e o gerador de relatórios como funciona?
    Raffael[/quote] Neste caso, vc poderá instalar o Wine para emulação de aplicações Windows ou então migrar seus relatórios para iReport/JasperReport (poderá não ser viável conforme a quantidade de relatórios que vc tem) ou ainda utilizar Servidor de relatórios


  • Você conhece alguém Márcio, que esteja utilizando em produção alguma aplicação feita em Maker e que esteja rodando perfeitamente no Linux?


  • [quote="Raffael Nunes"]Você conhece alguém Márcio, que esteja utilizando em produção alguma aplicação feita em Maker e que esteja rodando perfeitamente no Linux?[/quote] Sim. Váááárias pessoas (Clientes)
    Eu mesmo rodo:
    http://venus.marciosaeger.com.br:8080/


  • Esse sistema seu é todo em linux ? o tomcat, postgres e gerador de relatórios? o gerador de relatórios funciona de boa? e é melhor que o Windows mesmo, mais estável, a performance da aplicação é melhor, mais rápida?

    Em resumo vale a pena mesmo passar para o Linux?


  • [quote="Raffael Nunes"]Esse sistema seu é todo em linux ? o tomcat, postgres e gerador de relatórios? o gerador de relatórios funciona de boa? e é melhor que o Windows mesmo, mais estável, a performance da aplicação é melhor, mais rápida?

    Em resumo vale a pena mesmo passar para o Linux?[/quote] O tomcat está no linux.
    O gerador de relatórios está no linux.
    O banco está em outro ambiente.

    Não é melhor nem pior. Funciona igual na minha opnião. Exceto que para configurar qualquer coisa em Linux é a mesma coisa que ficar reinventando a roda.
    Performance é tudo igual.

    Em resumo: Na minha opnião, vale a pena somente se você for experiente na plataforma. Neste caso você pode tirar diversos proveitos deixando o sistema operacional o mais enxuto possível para ter somente o que é necessário para rodar suas necessidades. Neste caso você tem uma utilização menor de recursos. Se você não tem expertise nisso, nem perca tempo investindo nisso: Não troque o certo pelo difícil.

Log in to reply