Editar sql do montador de expressões

• Bom dia a todos,

Gostaria de saber como faço para editar o comando sql do montador de expressões pois quero fazer uma consulta complexa e o montador não me da muitas opções, pelo menos não sei como fazer esta consulta aqui nele:
    [code]Select distinct on (servidores.matricula) servidores.id_servidor, servidores.matricula as servmat, servidores.qtd_dep_ir, servidores.conta_banco, servidores.agencia_banco, servidores.id_orgao, servidores.id_lotacao, servidores.id_funcao, servidores.cs_compoe_fp, fopag_servidor.matricula as fopagmat From servidores, fopag_servidor where not exists (select fopag_servidor.matricula from fopag_servidor where fopag_servidor.matricula = servidores.matricula) order by servidores.matricula desc[/code] Obrigada pela ajuda

• Olá,

Dâ uma lida aqui: http://www.makerportal.com.br/?p=171

T+

• Existe esta opção para o maker 2.5? Pois minha versão é essa, e não achei o arquivo maker2.ini

• Acredito que não...

• Estou com este mesmo problema para utilizar a expressão "DISTINCT ON"...

Já habilitei este parâmetro, mas o Assistente SQL não reconhece essa função do PostgreSQL. Segundo o suporte, existe expressões específicas do banco e que podem não ser interpretadas pelo assistente.

Se conseguiu de alguma forma resolver isso dê um toque!

• Se for possível, vocês podem criar uma view com a consulta de vocês e no maker fazer um select * from view...
    (Se não for usar em formulários...)

• [quote="Saeger"]Se for possível, vocês podem criar uma view com a consulta de vocês e no maker fazer um select * from view...
    (Se não for usar em formulários...)[/quote] No meu caso eu preciso utilizar a consulta para um formulário.

• Eu fiz a view, e estou usando a função Abrir Consulta Navegável, mas a view não aparece no montador de expressões.

• Galera, resolvi de outra forma. Usei a função abrir consulta dinâmica navegável, onde posso digitar minha sql do jeito que eu quiser.

• [quote="Prilady"]Galera, resolvi de outra forma. Usei a função abrir consulta dinâmica navegável, onde posso digitar minha sql do jeito que eu quiser.[/quote] Além deste método pode-se utilizar o seguinte:
    Na tela do gerador vá na aba que mostra o código e pressione a tecla "Ctrl" e digite "maker" e pronto vc vai conseguir editar o código

Log in to reply