Banco de dados via conexão ADO

• Olá pessoal, bom dia!

Estou com um problema, que seria a adição de uma conexão adicional à um novo banco via conexão ADO. No portal do suporte o atendente me passou um torial e falou para eu editar o adodriverconfig.xml que funcionaria. Editei-o, e feito isso o Maker passou a ler as tabelas e colunas, mas com certo limite. Consegui criar um formulário para realizar mais testes, porém no webrun, a aplicação não se conecta ao banco, retorna um erro falando que a conexão adicional não foi definida (conforme mostra na imagem anexa).
    [attachment=0]erro_maker.jpg[/attachment] Alguém poderia me auxiliar para corrigir isso?

Estou utilizando o Advantage Database Server, v11.0, da Sybase. Instalei os drivers OLE DB, JDBC e ODBC.

Obrigado.

• Já criou os parâmetros necessários para que o Webrun conecte com o banco de dados?

Nunca utilizei este banco de dados, mas olhando no arquivo databases.xml, encontrei um grupo chamado 'ODBC'. Acredito que se criar os parâmetros na conexão conforme esperado pelo databases.xml, vc conseguirá conexão.

• [quote="Ronélio Oliveira"]Já criou os parâmetros necessários para que o Webrun conecte com o banco de dados?

Nunca utilizei este banco de dados, mas olhando no arquivo databases.xml, encontrei um grupo chamado 'ODBC'. Acredito que se criar os parâmetros na conexão conforme esperado pelo databases.xml, vc conseguirá conexão.[/quote] Primeiramente, obrigado por ajudar.

Eu configurei os parâmetros conforme já estavam na janela de configuração, conforme a imagem: [attachment=0]maker_conexao.jpg[/attachment] Eu já fiz alguns testes, e criando uma conexão ODBC pelo fluxo "Abrir conexão ODBC", eu consigo me conectar ao banco de dados sem problema, porém não posso utilizar os controles nativos da grade, como paginação automática, edição, etc, perdendo grande parte do motivo de estarmos utilizando o Maker. Então, pensando aqui, já que o banco de dados que estou utilizando tem suporte nativo à JDBC, será que eu não poderia conectar à ele diretamente por essa conexão, não?

Obrigado.

• [quote="Ronélio Oliveira"] já que o banco de dados que estou utilizando tem suporte nativo à JDBC, será que eu não poderia conectar à ele diretamente por essa conexão, não? [/quote] Não. É necessário que o projeto principal esteja armazenado em um dos bancos suportados pelo Maker.

Crie os parâmetros na configuração da conexão adicional conforme esperado pelo databases.XML.

• [quote="Ronélio Oliveira"][quote="Ronélio Oliveira"] já que o banco de dados que estou utilizando tem suporte nativo à JDBC, será que eu não poderia conectar à ele diretamente por essa conexão, não? [/quote] Não. É necessário que o projeto principal esteja armazenado em um dos bancos suportados pelo Maker.

Crie os parâmetros na configuração da conexão adicional conforme esperado pelo databases.XML.[/quote] Os parâmetros já estão configurados porém o erro continua...

Ronélio, você me entendeu errado. O que eu quero, é criar uma conexão adicional direto para o driver do Advantage. Como por exemplo editar o arquivo database.ini, adicionar as entradas do Advantage, configurar qual driver será carregado(já que o banco vem com um .jar com o driver, o tomcat poderá lê-lo), e na janela de conexão adicional, no drop'n'down eu selecionar o banco Advantage, passar o caminho do banco de dados, e ele carregará o driver nativo.

Obrigado.

Log in to reply