FATURAMENTO, COBRANÇA, NFE, NFP, SPEED, TEF, ETC.. ETC...

• [code]Amigos, primeiramente me desculpe se este não for o local correto pra este tópico, Pois eu estou precisando de uma solução de um novo aplicativo ERP 100% WEB, e eu sou o desenvolvedor (Delphi, Java) de uma empresa de Saneamento. E chegamos a um critério, que precisariamos de um novo ERP. 100% WEB, urgente, pensamos na hora no Java, só que quem é Desenvolvedor, sabe que Java, não é como muitos pesam (leigos na arte de programar), que quando querem algo complexo, pega a ferramente e em dias tá pronto, isso é um engano tremendo pra quem pensa assim, dependendo da complexidade do projeto, isso leva mêses, e até anos pra se concluir. Foi pensando nesse hipotese, que um amigo sugeriu o MAKER(ele trabalha com ele pra desenvolver aplicativos pra uma faculdade, controle bibliotecário, notas de alunos, etc.. etc..). Só que o mesmo não soube me reponder algumas questões que preciso para investir na Ferramente e no treinamento. O quero saber, se o Maker Faz ???? (gostaria de uma resposta sincera, sem discursões, ou sem deboche, pois não conheço a ferramente, pois em Delphi e Java eu sei fazer, o que me tá pegando é o tempo.) PERGUNTAS. 1 - Geração de Cobranças de titulos, remessas e retorno (BOLETO BANCARIO) ??? (teremos um contas a receber completo e complexo) 2 - NFE (Nota fiscal Eletronica) ?? (somo operadora e vendemos Serviços e trabalhamos com varios fornecedores) 3 - SPEED FISCAL ?? (terá uma parta contabil no sistema, nao muito complexo, mas tem que haver ele no sistema) 4 - Trabalha com ECF, TEF ??? (QUAIS MODELOS ????) (somos prestadores de Serviços, e precisamos dessa função, embora pouco usada impressoras fiscais, a maioria será NFE) 5 - Criação de relatórios financeiros e administrativos ? (GERAÇÃO DE RELATORIOS DIVERSOS DE ESTATISTICAS) 6 - Planejamento, orçamento e previsões ? (relatorios) 7 - Administração de custos e lucratividade ? (relatorios) 8 - Análise do comportamento dos pagamentos (relatorios ) 9 - SINTEGRA ?? (como somos prestadores de serviços, preciso dessa função 100% funcional) 10 - PAF-ECF ?? (embora somo prestadores de serviços na area publica, alguns estados exige essa função porque vendemos serviços - SP, MG, TO, GO, etc.. etc..) 11 - POS (uso de pequenos PIN PAD(roda Android), para coleta de dados, no caso faz leitura do consumo dos clientes e depois é transferida para o MAKER) nada complicado, é apenas um TXT formatado que o sistema irá ler essas informção e abastecer o sitema de faturamento, no caso o contas a receber. 12 - OS - Ordem de Serviços (venda de serviços e produtos relacionados, tais como conexões, hidrometros, etc.. etc..) 13 - REEMISSÃO DE BOLETO VIA WEB - o consumidor acessa a pagina da empresa e pelo seu codigo pode reemitir a segunda via do seu boleto ??. Sei tambem que tem como implementar a função a parte via WEB no java, mas tenho medo se o sistema tem seus proprios ID: para controlar o acesso a base de dados ! por isso que preciso saber !! 14 - Flexibilidade para gerar Relatórios a vontade. (Sei que isso é possivel via base de dados, mas preciso incluso dentro do aplicativo desenvolvido pelo maker, para não ficar uma ganbiarra tremenda, quem é programador sabe do estou falando) Bom pessoal, porque essa perguntas ?, Alguns pode achar tolas, mas pra mim é o startup de um projeto que pode levar 6 mêses ou 2 anos de desenvolvimento. A minha duvida pendurou, quando, todos que questionei, me falaram que o MAKER não usa programação ! Mas não soube responder com certeza as questões acima. Ate´ai tudo bem, mas se não usa a programação, existe tais funções com a ferramenta ?? Não quero nada de terceiro, para não engessar o projeto, quem é programador profissional sabe do que estou falando !!! Ai surgiu a dúvida tais funções que preciso que o MAKER faça !! Pois investir, tempo, treinamento, e pessoal no MAKER, alem do seu custo Inicial, e depois de um periodo chegar na Diretoria, e dizer que o barco afundou..... é o mesmo que andar a 160km por hora em um Fusca, você pode até chegar no seu destino final, mas sabe que corre um risco tremendo de morrer no caminho, não tenha dúvida nisso !! Abraços a todos, e agradeço de coração a todos que me responderem. :mrgreen: :mrgreen: Edson Simplicio MSN = edsonsimplicio@msn.com SKYPE = edson.simplicio [/code]

• 1 - Sem problemas.
    2 - Sem problemas -> VOcê pode implementar a regra de negócio facilmente. Você pode utilizar as funções de consumo de webservice https nativo para se comunicar com os servidores das secretarias... Ou você pode usar algumas funções de terceiros (como as disponíveis no makerplanet.com.br sobre NFE/NFSE). Isso não engessa o seu projeto (como voce comentou) visto que, são apenas chamadas que facilitam o seu desenvolvimento do sistema.
    5,6,7,8 -> Relatório é igual a como você faria utilizando qualquer outra ferramenta. Não vejo problemas.
    11 - Se é somente um txt formatado, ler e alimentar a base ? Obvio que não existe problema nenhum nisto. Isso é básico.
    12 - Sem problemas.
    13 - Isso se resume a uma regra de negócio antes da geração do relatório de fato e efetuar o download pelo cliente. Sem problemas também.
    14 - Não sei o que você quer dizer com "flexibilidade a vontade". Relatório não é problema no Maker.

PS: Quanto aos outros tópicos, eu solicitei que outra pessoa aqui da empresa responda para você neste tópico, já que ele tem mais experiencia nas questões levantadas.
    Tudo isso que você quer, muitas empresas (nao digo poucas, muitas) ja possuem implementados. O que você quer, não é nada de novo para o Maker. :)

• Se você vem do Delphi não vai ter dificuldade nenhuma com o Maker, tem muita coisa em comum.

O gerador de relatórios é baseado no ReportBuilder (Digital Metaphors), ele tem todos os recursos de uma ferramenta de relatórios de ponta: Cross-Table, Sub-Relatório, Região, Consultas de diversos bancos simultâneos e como gerador de gráficos ele integra o TeeCharts.

O Maker não usa programação, vc faz tudo com propriedade ou fluxos, o fluxo vem com aproximadamente 600 funções distribuídas pela Softwell, o Maker tem o cadastro de funções aberto e pode ser extendido em Java ou JavaScript para integração com outras tecnologias.

Muito do que vc quer pode ser feito nativamente. Mas, se vc não quiser ou tiver tempo para fazer existem fornecedores de APIs para Maker que já oferecem muito do que você pediu abaixo. A decisão de comprar componentes/APIs é questionável, mas nenhuma ferramenta de desenvolvimento vai te oferecer nativamente SINTEGRA, NF-e, ECF, TEF, BOLETO, TEF... são tecnologias transitórias e muito dificilmente um fornecedor de IDE as integrariam em seu produto.

Abaixo vou pautar cada questão, todas podem ser feitas nativamente, neste caso eu cito o grupo de funções envolvidas. Mas, também existem para quase todas soluções de empresas que extendem o Maker.

1 - Geração de Cobranças de titulos, remessas e retorno (BOLETO BANCARIO) ???
    R: Sim. Nativo (gerador de relatórios + funções de TXT para remessa e retorno) ou Via API de terceiros.

2 - NFE (Nota fiscal Eletronica) ??
    R: Sim. NF-e e NFS-e nativo (Funções de XML + Funções de SOAP) ou via API de terceiros.

3 - SPEED FISCAL ??
    R: Sim. Envolve as funções de geração de TXT ou XML apenas.

4 - Trabalha com ECF, TEF ???
    R: Sim. Nativamente (função de Chamada de DLL) ou via API de terceiros.

5 - Criação de relatórios financeiros e administrativos ?
    R: Sim. Vide comentário sobre ReportBuilder.

6 - Planejamento, orçamento e previsões ?

7 - Administração de custos e lucratividade ?

8 - Análise do comportamento dos pagamentos

9 - SINTEGRA ??
    R: Sim. Nativo (geração de TXT) ou API de terceiros.

10 - PAF-ECF ??
    R: Sim. Nativo via função de chamada de DLL ou API de terceiros.

11 - POS
    R: Sim (MakerMobile para Android) + Fluxo Web ou WebServices;

12 - OS - Ordem de Serviços
    R: Sim. Formulários e relatórios normais do Maker

13 - REEMISSÃO DE BOLETO VIA WEB
    R: Sim. Ver funcionalidade de formulário/relatório externo ou API de terceiros que geram o PDF.

14 - Flexibilidade para gerar Relatórios a vontade.
    R: Sim. Via MakerReports (Baseado no ReportBuilder) ou Jasper.

Atenciosamente,

• Grato aos amigos Saeger e Lourival pelas respostas, acho que estou quase me decidindo pelo MAKER e acho que vamos enfrentar esse novo desafio, e abrir as portas.

Só fiquei com uma pergunda, existe 2 versões do MAKER ??? a ALL e a MOBILE ?? teria que comprar as 2 pra desenvolver pra plataformas web, e android ????

Grato a todos

Abraços

Edson Simplicio

• Estou trabalhando em um sistema ERP utilizando o Maker. Estamos ainda nas telas de entradas, saídas, financeiro, etc. Agora próxima etapa é entrar na parte de geração de nf-e. Mas já deu pra ter uma ideia que você consegue realmente executar o que precisa.

Podemos trocar algumas informações sobre rotinas.

• Sr,

Existe duas versões, a segunda (mobile) é um complemento do Maker ALL e é comercializado como SaaS, você adquire o Maker e quando precisar compilar para Mobile compra créditos. Mas, a programação é a mesma, na mesma IDE.

Att,

Log in to reply