Pesquisa Personalizada

• Olá, gostaria de saber como devo fazer para criar uma aba de pesquisa personalizada em meu formulário.

• Basta criar uma nova aba no seu formulário e desenvolve-la.

• Você teria algum exemplo? sou iniciante no Maker.
    [quote="Saeger"]Basta criar uma nova aba no seu formulário e desenvolve-la.[/quote]

• [quote="Cabeça"]Você teria algum exemplo? sou iniciante no Maker.
    [quote="Saeger"]Basta criar uma nova aba no seu formulário e desenvolve-la.[/quote][/quote] Não tenho. Talvez o suporte tenha... Entra em contato com eles.

• Consegui montar a pesquisa que quero em uma nova aba, porém quando eu carrego o formulário para fazer a pesquisa, preciso clicar primeiro em editar para habilitar as funções do formulário de busca. Tem como fazer com que eu faça busca sem precisa clicar em editar o formulário?
    [quote="Saeger"][quote="Cabeça"]Você teria algum exemplo? sou iniciante no Maker.
    [quote="Saeger"]Basta criar uma nova aba no seu formulário e desenvolve-la.[/quote][/quote] Não tenho. Talvez o suporte tenha... Entra em contato com eles.[/quote]

• Utilize a função "Tornar Componente Acessível", para os componentes que você deseja ter acesso mesmo em modo de navegação.

• Onde eu posso estar fazendo isso?, procurei aqui no Maker e com o conhecimento que tenho da ferramenta não encontrei.
    [quote="leonardo.sousa"]Utilize a função "Tornar Componente Acessível", para os componentes que você deseja ter acesso mesmo em modo de navegação.[/quote]

• Você pode colocar no evento Ao entrar do formulário, ou então criar um fluxo para tornar os componentes acessíveis, e no evento Ao entrar do formulário use a função "Associar evento à aba" e associe o fluxo criado, ele será disparado quando o usuário clicar sobre a aba desejada..

• Pessoal, fiz uma aba localizar personalizada, ela usa variável de sessão para buscar os registros, mas agora estou num impasse.

Como eu faço para o formulario principal mostrar o registro setado na grade, similar a aba localizar padrão ?

Silfar Goulart

• [quote="silfar"]Pessoal, fiz uma aba localizar personalizada, ela usa variável de sessão para buscar os registros, mas agora estou num impasse.

Como eu faço para o formulario principal mostrar o registro setado na grade, similar a aba localizar padrão ?

Silfar Goulart[/quote]
    Não entendi... Pode dar mais detalhes?

A funcao grade - filtrar nao resolve ?

• O filtro na grade eu cosigo fazer, o que eu não sei é como levar os registros que estão na grade para o formulario .

• [quote="silfar"]O filtro na grade eu cosigo fazer, o que eu não sei é como levar os registros que estão na grade para o formulario .[/quote] Entendi,

AI voce tem alguns caminhos...

Função: "Modificar consulta do formulário ou grade" ou "Ir para registro"...
    Faz no evento ao clicar da grade, obtem o campo chave que identifica aquele registro da grade e modifica na consulta principal...

Da uma olhada ai...
    T+

• Marcio, mas eu não preciso dar atualizar em nada, é só trocar a consulta ?

Tem uma coisa que ainda não entendi muito bem no maker.

Quando agente cria um formulario vinculado a uma tabela, e ele tem o sql padrão sem where. Quando abrimos este fromulário, ele traz todos os registros, mas se abrirmos em modo de pesquisa ele não traz nenhum, não sei como funcioana a lógica do maker com forms de tabela.

Eu tinha pensando o seguinte, nas definições do form eu criei um sql com where id = :FUNCAO_SESSAO_id

A minha ideia era quando eu clicasse num registo da grade eu fizesse o form reexecutar o sql.

Mas não consegui.

• [quote="silfar"]Marcio, mas eu não preciso dar atualizar em nada, é só trocar a consulta ?

Tem uma coisa que ainda não entendi muito bem no maker.

Quando agente cria um formulario vinculado a uma tabela, e ele tem o sql padrão sem where. Quando abrimos este fromulário, ele traz todos os registros, mas se abrirmos em modo de pesquisa ele não traz nenhum, não sei como funcioana a lógica do maker com forms de tabela.[/quote] Se você digitar algum valor para filtrar na aba localizar, ele irá encontrar o seu registro. Isso é feito para evitar que um select de 10000000000000000000 de registros seja feito...
    [quote] Eu tinha pensando o seguinte, nas definições do form eu criei um sql com where id = :FUNCAO_SESSAO_id

A minha ideia era quando eu clicasse num registo da grade eu fizesse o form reexecutar o sql.

Mas não consegui.[/quote] A consulta do formulário é executada apenas quando ele é aberto. No caso, ao clicar no registro da grade, você precisa refazer esta consulta do formulário...

• Pois é o chato de refazer a consulta é que para montar o sql eu preciso do id do registro, e para pegar o id do registro eu tenho que usar "grade obter valor", que só pode ser executada por um fluxo cliente, e para alterar a consulta tem que ser o fluxo servidor.

Resumo 2 fluxos para fazer uma simples consulta é muita trabalheira.

• Marcio, me responde sinceramente, quando vc desenvolve um sistema para um cliente vc usa aba localizar padrão do maker ?

E sim, vc sempre coloca em entrar modo pesquisa ?

• [quote="silfar"]Marcio, me responde sinceramente, quando vc desenvolve um sistema para um cliente vc usa aba localizar padrão do maker ?

E sim, vc sempre coloca em entrar modo pesquisa ?[/quote] Eu uso a aba localizar padrão do Maker. Não tenho porque ficar reinventando coisas que já tem pronto. A não ser que seja um requisito do cliente.

Tive um cliente que queria algo mais personalizado. O que eu fiz foi: criei um formulário com trocentos filtros que ele queria, do tamanho que ele queria, com as cores que ele queria e nas posições que ele queria. Tudo desligado do banco. Então, a medida que ele seleciona os filtros e clica em um botão "Pesquisar" que eu fiz, eu obtia as informações e montava um select dinamicamente. Então eu filtrava uma grade que ficava logo abaixo dos filtros. Quando ele encontrava o registro que queria, ele dava um duplo-clique no registro e o formulário era aberto no registro que ele queria.

• Essa foi a minha primeira opção, todos os meus cadastros tinha uma form como esse só para fazer pesquisa e abrir o formulario para edição, a única diferença é que em vez de montar um sql eu usei variáveis de sessão.

Resolve, mas eu acho mais interessante, com a aba no mesmo form.

Se pelo menos a aba localizar fosse personalizável, por exemplo com a opção de esconder a caixa de cima onde fica o "iniciando com", e pudesse dar uma arrumada na organização dos componentes seria melhor.

Mais duas coisinhas, quando vc tem que fazer um filtro na aba localizar por periodo, por exemplo data do cadastro, vc cria alias tipo data inicio e data fim , para que elas possam aparecer na pesquisa ?

E mais uma, sobre o form, eu tentei fazer uma consulta com where nome ilike :FUNCAO_SESSAO_vsnome quando eu clico num botão eu crio esta variavel, no mesmo fluxo eu usa a função "atualizar formulario sem interação" isto deveria fazer com que o formulario buscasse os registros, mas por algum motivo não busca.

• [quote="silfar"]Essa foi a minha primeira opção, todos os meus cadastros tinha uma form como esse só para fazer pesquisa e abrir o formulario para edição, a única diferença é que em vez de montar um sql eu usei variáveis de sessão.

Resolve, mas eu acho mais interessante, com a aba no mesmo form.

Se pelo menos a aba localizar fosse personalizável, por exemplo com a opção de esconder a caixa de cima onde fica o "iniciando com", e pudesse dar uma arrumada na organização dos componentes seria melhor.[/quote] Está nos nossos planos melhorar este ponto, para evitar retrabalhos.
    [quote] E mais uma, sobre o form, eu tentei fazer uma consulta com where nome ilike :FUNCAO_SESSAO_vsnome quando eu clico num botão eu crio esta variavel, no mesmo fluxo eu usa a função "atualizar formulario sem interação" isto deveria fazer com que o formulario buscasse os registros, mas por algum motivo não busca.[/quote] Deveria?

• Acho que deria.

Quando agente atualiza o form ele não executa o sql ?

se a variavel de sessão já foi definida, deveria trazer os dados. Não ?

Log in to reply