Formulário Modal

• Sou novo com o Maker e estou fazendo algumas avaliações na versão demo que o pessoal me enviou o link..

Testei um tipo de formulário no estilo Pedido - Itens, carreguei uma tabela com 800.000 itens para teste. A idéia é ter uma janela (vou chamar de janela Pedido) que para escolher o item seja através de uma outra janela modal (popup) para escolha, na janela modal então o usuário pesquisa pelo item de forma que somente alguns registros são trafegados pela WEB sem trafegar a lista dos 800.000 itens, o usuário faz então a seleção do item que deseja e que vai para a janela Pedido. A seleção funciona OK mas por mais que eu coloque na propriedade daquele form de pesquisa que o form é modal ele não fica modal... o usuário consegue clicar no formulário debaixo e o de pesquisa não permanece com o foco. Como faço para funcionar o comportamento modal no Maker ? (rodei o teste no google chrome e no IE 8)

• O Google Chrome não aceita janelas modais. É uma limitação do Browser.

• Eu notei que depois que eu reiniciei o Maker o formulário Modal funcionou no IE8, não tinha funcionado na primeira vez (eu tinha feito a preview no Crhome e depois no IE8 ao mesmo tempo). Está rodando OK no IE.

Quanto ao Google Crhome teria algum jeito de simular a janela modal como sendo um Panel Modal no Maker ?
    Similar como a gente faz com JSP e reaproveitando o mesmo "panel" modal em várias janelas. (que no caso da JSP, uma div por exemplo puxando uma janela de pesquisa de arquivo externo, a janela de pesquisa parece ao usuário em um tipo de panel modal travando a janela "embaixo", para o usuário representa ser duas janelas mas na verdade a janela de pesquisa fica "embutida" em uma div da mesma janela travando o conteúdo fora da div com JavaScript)

Roberto

• [quote="RNOVAK"]Eu notei que depois que eu reiniciei o Maker o formulário Modal funcionou no IE8, não tinha funcionado na primeira vez (eu tinha feito a preview no Crhome e depois no IE8 ao mesmo tempo). Está rodando OK no IE.

Quanto ao Google Crhome teria algum jeito de simular a janela modal como sendo um Panel Modal no Maker ?
    Similar como a gente faz com JSP e reaproveitando o mesmo "panel" modal em várias janelas. (que no caso da JSP, uma div por exemplo puxando uma janela de pesquisa de arquivo externo, a janela de pesquisa parece ao usuário em um tipo de panel modal travando a janela "embaixo", para o usuário representa ser duas janelas mas na verdade a janela de pesquisa fica "embutida" em uma div da mesma janela travando o conteúdo fora da div com JavaScript)

Roberto[/quote] Você pode utilizar o componente "Moldura".
    Deixa ele invisível sobre os componentes. Então, no determinado momento em que você gostaria que ele aparece-se (no ao clicar de um botão por exemplo), você torna ele visível (usando a função "Mostrar Componente") e abre um formulário dentro desta moldura (função "Abrir formulário numa moldura"). Então, você terá um formulário aberto sobre outros fazendo ele de "Modal". Seria basicamente simular um MDI.

Boa sorte.

• Quase deu certo utilizando a Moldura, o único problema é que mesmo com a moldura por cima dos componentes o usuário ainda consegue acesso neles, naquela "Tool Bar de Navegação" por exemplo, e com a tecla TAB também.

Enquanto a moldura estiver visível, como faço para travar os outros controles do formulário que contém a moldura ?
    Tentei usar o < Habilita Componente(Componente, Valor Lógico) > , mas não funcionou com todos os controles.

Roberto

• [quote="RNOVAK"]Quase deu certo utilizando a Moldura, o único problema é que mesmo com a moldura por cima dos componentes o usuário ainda consegue acesso neles, naquela "Tool Bar de Navegação" por exemplo, e com a tecla TAB também.

Enquanto a moldura estiver visível, como faço para travar os outros controles do formulário que contém a moldura ?
    Tentei usar o < Habilita Componente(Componente, Valor Lógico) > , mas não funcionou com todos os controles.

Roberto[/quote] Se não me engano, existe uma função "Mostrar/Desabilitar componentes dentro da moldura" ou algo do tipo. Ele faz com que, todos os componentes que estejam na mesma posição da área X,Y do componente Moldura, sejam escondidos ou mostrados, ou habilitados/desabilitados...

• Deu mais ou menos certo o esquema com a moldura, não consegui fazer o barra de navegação "debaixo" ficar desabilitada e depois voltar ao normal. Também não consegui fazer a moldura ficar sobre o menu de navegação.

No momento cheguei a conclusão que eu preciso criar uma função JS para trabalhar no lado cliente e dar uma modificada na interface naquilo que estou pensando, eu precisaria de uma função que realize um diálogo modal similar a isso => http://jqueryui.com/demos/dialog/#modal

Descobri que no makerplanet.com tem algumas funções compatíveis com o maker inclusive free que solucionam várias interfaces, já testei algumas e são muito boas.

Mais sugestões serão bem vindas.

Log in to reply