Alterar consulta(SQL) do componente tabela

• Bom dia, tenho uma dúvida, talvez seja simples mas ainda é meus primeiros passos no Maker! :)

Inseri um componente tabela no meu formulario e fiz um fluxo para alterar a propriedade SQL com a função [b]Tabela - Modificar Consulta[/b].

Ate ai, maravilha, funcionou 100%! Mas quis ir um pouco além e tentei fazer o seguinte, usar a função [b]Abrir Consulta[/b] pega o resultado dessa função e jogar la no meu componente tabela. Não consegui fazer isso, e não posso usar as duas funções (Tabela - Modificar Consulta e Abrir consulta) isso porque a primeira recebe [b]letras[/b] e a segunda retorna [b]Tabela[/b].

Então, minha dúvida é a seguinte, como posso pegar o retorno da consulta (Tabela) e jogar la no meu componente Tabela?

Quando uma função retorna um valor tabela, como faço para mudar o SQL do componente Tabela com o resultado dessa função?

Desde já,obrigado!

• Olá,

A função não suporta como parâmetro uma tabela já definida. Apenas o SQL.

Qual seria a necessidade de passar a tabela?

• E ai Ronélio, beleza? Repara minhas perguntas não viu!? hehe

Seguinte, eu estava fazendo uns experimentos aqui, e ai resolvi fazer uma simples aplicação que faz uma consulta e exibe o resultado no componente tabela.

Eu fiz o seguinte, joguei o componente tabela no formulário e ai eu coloquei a fonte de dados para uma conexão adicional (Firebird) e montei o SQL na propriedade SQL, deu tudo muito certo.
    Então resolvi fazer melhor, coloquei três edits na tela onde o usuario informaria o host (ip:caminho), usuario e senha referente ao banco de dados e ai teria um botão filtrar onde ele iria mudar o resultado da tabela para a conexão informada ali. Inicialmente eu estava tentando abrir uma consulta no banco de dados com os dados passados, realizar a consulta e exibi-la na tabela, essa era minha duvida inicial e nao consegui resolver, ainda não.

Mas estava pensando, como a consulta não vai mudar, o que vai mudar é a fonte de dados, então eu posso tentar mudar ao invés da consulta, mudar a fonte de dados. Ainda não tentei fazer isso, está apenas na minha cabeça, imagino que possa ser feito pela função [b]Alterar propriedade do Componente[/b].

Pode tirar minhas duas duvidas?

- Como faço para atribuir um retorno tabela a um componente tabela, é possivel?
    - Posso alterar a fonte de dados do componente tabela com a função Alterar Propriedade do Componente?

Desde de já, muito obrigado!

• Olá! eu não consegui modificar os dados no componente Tabela sem ser por comando SQL, realmente ele não aceita o retorno de uma tabela e nem um LISTA, a solução que encontrei foi usar Um comando SQL para mostrar dados na tabela e o mesmo comando SQL só que retornando uma consulta SQL para que eu possa fazer calculos e LOOP. preço aos senhores se houver uma solução para que possamos modificar a consulta do componente TABELA nos mostrar.

Wilson Carlos

• Cara, não li tudo certinho porque estou com pressa...mas acho que entendi mais ou menos o que quer...eu não uso o componente Tabela, mas sim o grade( que você cria um formulário e coloca ele como grade de outro formulário). Veja se te ajuda essas prints...caso ainda tenha dúvida, tento responder melhor outra hora!

Parâmetros da função:
    STATUS -> Que é para filtrar a grade. Aprovado, Não aprovado e Todos.
    ID_WEBINAR -> Que é para vir só os chat desse webinar com o status definido.

O fluxo completo:
    [attachment=1]imagem2.jpg[/attachment] Aqui o processamento "Consultar chat de acordo com o filtro"...repare que a função utilizada é a "Abrir consulta navegável", pois precisa ser navegável para a função do último processamento.
    [attachment=0]imagem3.jpg[/attachment] E aqui o último processamento "Filtrar grade"...que usa a consulta feita anteriormente.
    [attachment=2]imagem4.jpg[/attachment]

Bom...não sei se te ajuda, mas qualquer coisa só falar.

Log in to reply