Funções do componente TIMER não funcionam

• Olá.
    Estou utilizando pela 1ª vez o componente Timer.

Coloquei um no Formulário, e deixei todas as propriedades com os valores padrões, sem modificar nada.
    Assim ao abrir o Formulário, já inicia a contagem.

Criei um botão e um fluxo (Cliente), com 1 processamento, com a função "Timer - Parar", que tem 1 parâmetro, que é o nome. Coloquei "Timer" (padrão do componente).
    Só que não está parando o contador do Timer. Não faz nada.
    Já olhei no Manual, e nele não tem nenhum detalhe ou observação a mais que eu precise fazer.

Estou fazendo algo errado?

Obs.: Maker/Webrun 3.9

• Lúcio, pelo que sei, as funções que manipulam o timer, são utilizadas quando o mesmo é criado dinamicamente.
    Utilize a função "Timer - Criar Objeto" e em seguida as outras funções, para manipulá-lo.

• Olá Andersonleal. Obrigado pela resposta.

Realmente, criando dinamicamente funcionou. Mais uma coisa que não consta do Manual do Maker.
    Só que criando dinamicamente não tem como definir os fluxos para os eventos do Timer. Ex.: "Ao Parar". :-(

A solução seria usar os eventos do componente utilizado na criação do Timer (usado p/ exibir o "tempo"), criando alguma regra onde eu consiga identificar que algo ocorreu, para poder fazer o que preciso. É isso mesmo? Ou tem outra forma?

• Vc tem as funções "Timer - Parar", "Timer - Iniciar", "Timer - Parar", "Timer - Pausar" etc.. Basta que quando vc utilizar uma delas, vc coloca o restante da sua ação no fluxo..
    Fazendo dinamicamente vc nao precisa do evento.. é só implementar junto com as ações.

• Olá Andersonleal.

(Usando dinamicamente)

Não entendi o "Fazendo dinamicamente vc nao precisa do evento.. é só implementar junto com as ações".

Eu queria, por exemplo, inicar o Timer com 1 minuto, por exemplo, em contagem regressiva. Ao Parar, quero que algo seja executado. Entendeu?
    Como faço isso sem o Fluxo "Ao Parar" no componente?

• Quando vc cria o componente dinamicamente, vc não tem os eventos... mas tem as funções que fazem parar, iniciar, pausar o timer..
    É só isso que vc precisa. Quando vc usar a função para parar o timer, vc faz o restante que vc quiser no fluxo.. ou seja, é ao parar! Certo?

• Eu preciso que um processamento seja executado, quando o tempo do componente Timer parar, após o tempo programado nele.
    Como eu vou disparar um evento/processamento quando inteirar esse tempo?

• Quem para o timer? Não é um função? Vc não usa timer-parar?
    Quando vc usar essa função, vc faz o resto.

Ou ao iniciar o time, vc agenda um fluxo para ser disparado no tempo que vc determinou pro time.

• Eu não vou usar uma função para o Timer parar. Ele vai parar sozinho... quando o tempo chegar a ZERO.

• Ao iniciar o timer, vc agenda um fluxo para ser disparado no tempo que vc determinou pro timer.

• O que eu queria era evitar usar o Agendamento de Execução de Fluxo, usando o Timer. Mas obrigado pela dica.

Esse é mais um exemplo de funcionamento divergente entre um componente adicionado ao Form e o mesmo componente criado dinamicamente. :-(
    Um funciona de uma forma e te certas funcionalidades, o outro não.

Obrigado mais uma vez.

• De qualquer forma, abre uma sugestão na Softwell. Eles podem colocar como uma implementação futura!

• Ok. Valeu pela ajuda Anderson.
    :)

Log in to reply