ABA LOCALIZAR



  • Bom dia, Quando vou fazer uma pesquisa pela Aba Localizar de um formulário tenho a seguinte mensagem: "Erro ao processar a consulta! Observe se todos os filtros foram passados com valores corretos!". Passei este erro ao suporte e eles mandaram um link onde eu deveria alterar o arquivo DATABASES.XML. Segui todas as orientaçõe. Observei que nos campos numéricos não tive mais problemas mas nos campos alfanuméricos continua com esta mensagem. Obs: No maker 2.7 a aba localizar funcionava perfeitamente, quando migrei para a versão 3.7 foi que apareceu este erro. Preciso de ajuda. Obrigado.


  • Eu já tive esse problema...mas não lembro como resolvi...já verificou sua consulta do formulário? O tipo dos campos...preciso de mais informação para ajudar.


  • Bom tarde Leonardo. Um dos campos que uso para a pesquisa é alfanumérico. Este é um campo para número de Patrimônio dos equipamentos da Prefeitura que vem para manutenção. Uns equipamentos possuem um número (ex: 35993), outros possuem letras junto com números (ex: 35994NP). Instalei o Webrun UTF8 e fiz a limpeza do cache mas o erro continua.
    Outro erro que apareceu depois da conversão para a versão 3.7 é nas listas dinâmicas. (Erro: conversão de codificação de UTF8 para ASCII não é suportada). Todos os sistemas que desenvolvi aqui foram inicialmente na versão 2.7. O banco foi criado quando usei a opção de NOVO PROJETO. Quando migrei para a versão 3.7, verifiquei que os bancos passaram para UTF8. É aí o problema. Tem como mudar de UTF8 para LATIN1? Um outro detalhe: tenho instalado no mesmo computador a versão 2.7 e a versão 3.7. Não sei se isso pode ser o problema, acho que não. Obrigado até aqui.


  • Gisele! Se não estou enganado...foi isso que estava dando errado no meu projeto! Tem como mudar para latin1 sim!

    Esse é o charset que eu uso.

    ALTER DATABASE `sua_base` CHARSET = Latin1 COLLATE = latin1_swedish_ci;

    *Só pra completar a informação um pouco mais:

    latin1_general_ci: Não há distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. Buscando por “teste”, registros como “Teste” ou “TESTE” serão retornados.
    latin1_general_cs: Distingue letras maiúsculas e minúsculas. Buscando por “teste” somente retornará “teste”. Opções como “Teste” e “TESTE” não serão retornadas.
    latin1_swedish_ci: Não distingue letras minúsculas e maiúsculas e nem caracteres acentuados e com cedilha, ou seja, o registro que contém a palavra “Intuição” será retornado quando houver uma procura pela palavra “intúicao”.

    Se não me engano usa o mesmo conceito para alterar o charset de tabelas e campos.

    Aqui um link mais detalhado que pode te ajudar também:
    [url]https://docs.moodle.org/23/en/Converting_your_MySQL_database_to_UTF8[/url]


  • Oi Leonardo. Esqueci de informar mas estou usando POSTGRES 9. Obrigado.


  • Ve se te ajuda esses links:

    [url]https://littleoak.wordpress.com/2008/09/23/corrigindo-maldito-encoding-do-postgres-para-poder-usar-banco-de-dados-latin1-ou-outro-e-mudar-o-encoding-do-sistema-operacional-ubuntu-ou-debian/[/url]

    [url]http://www.sertoriopen.com.br/?p=63[/url]

    [url]http://www.vivaolinux.com.br/dica/Encode-LATIN1-no-PostgreSQL[/url]

    [url]https://www.turnkeylinux.org/blog/postgresql-latin1-utf8[/url]


  • Oi Leonardo. Verifiquei os links que vc me passou. Mas também entrei em contato com o suporte e relatei o problema que estava passando. Achei uma grande falha do sistema pois quando fiz a migração dos sistemas da versão anterior para a 3.7, ninguém alertou sobre o que poderia acontecer com o banco (simplesmente o banco que era LATIN1 passa para UTF8). O erro é exatamente este: o banco UTF8 não faz a pesquisa em campos alfanúméricos, dá erro na Aba Localizar e nas buscas da lista dinâmica. A minha sorte foi que eu migrei apenas 2 sistemas que usamos aqui. O suporte me orientou a fazer o seguinte, para não perder nenhuma informação pois o backup que eu tinha do banco antes da migração era de (+ ou -) 3 meses atrás:
    1. Exportar um FRZ com os objetos do projeto do Maker3 (menos as tabelas FR e o formulário de configuração do sistema).
    2. Criar um projeto novo com um novo banco de dados com charset LATIN1. (Pude perceber que quando iniciei um Novo Projeto, o Maker cria o banco de dados com charset LATIN1, o problema é na migração de um sistema existente). Lembrando que estou usando o banco POSTGRES 9.
    3. Importar o FRZ gerado.

    Está aí uma saída. Obrigado pela sua atenção.


  • Entendi...essa informação será muito útil para mim, pois meu sistema Monografis (se quiser dar uma olhada, ajudar a criar TCC em 1 semana +-), está na versão 2.7...e estou querendo migrá-lo para a versão 3.7 do maker...bom...espero ao menos ter te dado uma luz! ^^
    Eu não tenho suporte do maker...já trabalho sem faz mais de 3 anos...não acho que valha a pena...mas enfim...boa sorte! :D

    link do sistema:

    Douglas Tybel foi o idealizador do projeto.

    [url]http://seuguiaperfeito.com.br/monografis-tcc/[/url]

Log in to reply